Órgãos de segurança, entidades públicas e parceiros da ABCZ discutem logística para ExpoZebu 2019

expozebu

Faltando pouco mais de um mês para a abertura oficial da ExpoZebu 2019, representantes de órgãos de Segurança Pública, entidades governamentais e ligadas ao setor, diretamente impactados pela feira, se reuniram hoje para discutirem a logística e apresentar detalhes dos esquemas especiais que serão desenvolvidos durante ela. O encontro aconteceu na sede da ABCZ, no Parque Fernando Costa.

      O grupo, que contou com representantes da Cemig, Conselho de Segurança Rural, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/ MG), Guarda Municipal, Infraero, Ministério Público, polícias Civil, Federal, Militar e Rodoviária Federal, além da Prefeitura de Uberaba e Tiro de Guerra, foi recebido por diretores e colaboradores da ABCZ. Entre eles os diretores Fabiano Mendonça e Rivaldo Machado Borges Júnior, o procurador jurídico e chefe de Compliance, Cláudio Fontoura, o superintendente geral, Jairo Furtado, e o gerente de Patrimônio da Associação, Eduardo Rodrigues da Cunha, que conduziu a reunião.

      Com uma pauta que trazia aproximadamente 40 itens a serem analisados, cada entidade pode detalhar a forma como tem se preparado para a feira. No que diz respeito a segurança pública, o delegado-chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Francisco Gouvêa, revelou que mais uma vez o órgão montará um ponto de apoio dentro do parque. "Já foi feito o contato com a Superintendência de Polícia Judiciária, e tivemos a confirmação de que teremos o ônibus da Polícia Civil (espécie de delegacia móvel) estacionado dentro do Parque, além de termos um reforço na Delegacia de Plantão. Todos os autores presos pela Polícia Militar, por crimes cometidos nas imediações da feira, serão levados para essa delegacia, onde temos a oportunidade de realizar um trabalho mais rápido de liberação desses militares para que eles retornem ao policiamento no Parque de exposição", revela.

      O comandante do 67º Batalhão de Polícia Militar, em Uberaba (MG), Tenente Coronel Breno de Souza Reis, complementa ressaltando que mais uma vez a corporação contará com a tecnologia para o trabalho durante a feira. "A ExpoZebu já faz parte do cronograma da Polícia Militar como um dos principais eventos no município. Com isso, já prevemos um reforço no efetivo, que iremos solicitar junto ao comando em Belo Horizonte, e também investir em tecnologia para oferecer mais sensação de segurança e evitar que crimes ocorram tanto no interior quanto nas imediações do Parque", destaca.

      Também no que se refere aos serviços públicos municipais, incluindo a criação de um esquema especial para o transporte coletivo, e melhorias no entorno do parque, um cronograma já está sendo desenvolvido pela Prefeitura. "Infraestrutura, recepção dos turistas, apoio as autoridades estaduais e federais, e toda essa preocupação em deixar a cidade sempre bonita e atrativa para os visitantes também fazem parte desse cronograma", revela Luiz Carlos Saad, secretário municipal do Desenvolvimento do Agronegócio, que na ocasião representou o prefeito Paulo Piau.

      O encontro também foi acompanhado pelo promotor de Justiça, Carlos Valera, que destacou a importância da reunião. "O Ministério Público é o órgão que tem o dever de cobrar a aplicação das leis e regras. E isso, claro, passa pelas questões ambientais, defesa do consumidor, saúde, e da infância e juventude. Nós fazemos questão de participar sempre, pois é justamente o planejamento que faz com que tenhamos uma boa feira", revela.

      A feira. Vale ressaltar que a 85ª ExpoZebu será realizada de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A previsão é de uma edição histórica, para celebração do primeiro centenário da ABCZ.