Plantel da Fazenda Água Milagrosa participa da 84a edição da Expozebu

expozebu

Considerado a maior feira zebuína do mundo, evento será realizado entre os dias 28 de abril e 6 de maio, em Uberaba

O Grupo Junqueira Rodas, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, estará na 84a edição da feira agropecuária Expozebu, que ocorre entre os dias 28 de abril e 6 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), para apresentação do gado Tabapuã, originário da Fazenda Água Milagrosa. O grupo, detentor do berço da raça, é uma das mais esperadas participações no evento.

Segundo Sarita Junqueira Rodas, CEO do Grupo Junqueira Rodas, 16 animais, entre reprodutores e matrizes, deverão participar das provas da raça este ano. “São animais com a tradição e qualidade genética da Fazenda Água Milagrosa”, destaca.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Criadores da Raça Tabapuã (ABCT), o criatório de Fábio Zucchi Rodas, pertencente aFazenda Água Milagrosa, é o melhor criador do País. Desde a definição do Tabapuã como raça, em 1981, os animais já ganharam mais de 1,7 mil troféus em competições com foco em zebuínos e exposições.

Três animais do plantel também participarão, no dia 30 de abril, do leilão Peso Pesado Tabapuã, promovido pela Tatersal Rubico Carvalho, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT). O leilão, que faz parte da programação da Expozebu, tem início previsto às 20 horas.

Livro

Em comemoração aos 80 anos do registro genealógico das raças zebuínas, a Fazenda Água Milagrosa aproveita a Expozebu para o lançamento do livro “Tabapuã, a história da raça genuinamente brasileira”.

Com 25 capítulos distribuídos em 80 páginas, a obra, escrita a quatro mãos pelos jornalistas Raul Marques e Bruno Xavier, conta a história do gado Tabapuã, desde a origem, que levou ao aperfeiçoamento genético da raça (considerada a primeira originária do Brasil), à projeção nacional pelo visionário Fábio Zucchi Rodas.

O lançamento será no dia 1º de maio, às 18 horas, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã (ABCT), no Parque Fernando Costa.


Expozebu

A Expozebu, considerado o maior evento do mundo com foco nas raças zebuínas e mais importante do calendário do setor, chega à 84edição com previsão de público de 300 mil pessoas e expectativa de movimentar cerca de R$ 170 milhões em negócios.

Durante o evento, a ABCT deverá lançar campanha nacional com o objetivo de levar mais informações sobre as características e a importância da carne e do leite de Zebu.