Portal quer agilizar acessos aos serviços prestados pelo IMA

Fernando Pimentel

Durante as comemorações dos 25 anos do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), foi lançado o Portal do Produtor, a fim de facilitar a vida de aproximadamente 330 mil produtores rurais mineiros, gerando economia de tempo e dinheiro para o setor.

Eles terão acesso a pelo menos 10 tipos de serviços de forma on-line, evitando o deslocamento até uma unidade do Instituto. Esta ferramenta irá desburocratizar e tornar mais ágil os trâmites do dia a dia do produtor rural. Cerca de 1,3 milhão de GTA (Guias de Transporte Animal) pedidas por ano, por exemplo, passarão a ser emitidas de forma eletrônica.

Para o produtor rural Sérgio Rates, que recebeu o primeiro certificado de acesso do portal, comemorou a novidade, pois antes tinha que andar 160 quilômetros até a sede mais próxima do IMA, para tirar uma GTA. Ele acredita que vai ter uma economia de até R$ 5 mil por mês ao deixar de fazer os deslocamentos para conseguir as GTAs.

Rapidez - Por meio da plataforma tecnológica desenvolvida pelo IMA, de forma integrada ao Sidagro (Sistema de Defesa Agropecuária), o produtor rural passa, a partir de agora, a ter acesso de modo fácil e rápido não só na emissão das GTAs, que são exigidas nacionalmente, mas também a do DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para recolhimento de taxas inerentes aos serviços; consulta e impressão de 2ª vias de GTAs; validação de autenticidade de GTAs; e declaração de vacinação contra febre aftosa, além de ajuste de rebanhos (nascimento, morte, evoluções de faixas etárias etc). Ou seja, tudo poderá ser feito através do portal, agilizando a vida do produtor rural.

Uberaba – De acordo com a chefe do IMA Uberaba, fiscal agropecuário Deise Macedo, a ferramenta já está disponível no site do IMA, no endereço www.ima.mg.gov.b. Para utilizá-la será necessário que o produtor faça seu cadastro no IMA, quando obterá sua senha pessoal e intransferível de acesso. Ela destaca que em Uberaba o produtor já pode procurar a sede do Instituto, que fica localizado ao lado da sala do Sindicato Rural de Uberaba, na Univerdecidade. Deise lembra que o produtor deve comparecer na unidade munido de original e cópia do RG, CPF e do comprovante de endereço.

Lançamento - O lançamento do portal, que marcou os 25 anos do IMA, foi no Palácio da Liberdade, com a presença do governador Fernando Pimentel (PT), os secretários de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, e de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas Miranda.