Presidente da ABCZ e Ministra Tereza Cristina discutem projetos para pecuária em Brasília

ministra da agricultura

O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, esteve nesta quinta-feira(1) em Brasília (DF), onde se reuniu com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Em pauta, estiveram projetos importantes para o setor, como a ampliação do projeto Genômica para as raças zebuínas.

"Em 2017, iniciamos oficialmente o projeto, com o apoio do MAPA e em parceria com a Embrapa. E, de la pra cá, conseguimos genotipar quase 100 mil animais. Hoje, aproveitamos para apresentar a próxima etapa para a Ministra, ressaltando  a importância do apoio do Ministério e a grandeza do projeto para o desenvolvimento de nossa pecuária", afirmou o presidente da ABCZ, agradecendo a recepção em Brasília e o parceria histórica com o MAPA.

Ainda na pauta do encontro estiveram: o Protocolo Brasil/Índia, sobre a exportação e a importação de embriões; e a certificação zootécnica para liberação da comercialização de sêmen de touros PO que não possuem avaliação oficial em programas de melhoramento. "A Ministra Tereza Cristina tem amplo conhecimento sobre o nosso setor e isso facilita muito o nosso acesso ao Ministério e, principalmente, favorece as tomadas de decisões importantes para o agronegócio brasileiro. Ela entendeu as demandas e afirmou que já na próxima semana passará a analisá-las com dedicação", conta o presidente da ABCZ.

A reunião na sede do MAPA também foi acompanhada pelo Secretário-Executivo do MAPA, Marcos Montes, pelo Secretário Especial para a Câmara dos Deputados da Casa Civil da Presidência da República, Abelardo Luiz Lupion Mello; e os assessores especiais Aroldo Ferreira Corrêa Júnior, Cristiano Puppi e Geraldo Melo Filho.

Participaram da comitiva da ABCZ, ao lado do presidente Arnaldo Manuel, Jairo Machado Borges Furtado – Superintendente Geral da ABCZ; Claudio Julio Fontoura – Procurador Jurídico e Chefe de Compliance da ABCZ; José Wilson Pereira Filho – Assessor da ABCZ; Evandro do Carmo Guimarães – Conselheiro da ABCZ, e Marcelo Toledo - presidente do Conselho Técnico da ABCZ.

1

Ministro Sérgio Moro. Ainda em Brasília, a comitiva da ABCZ esteve com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Durante a visita de cortesia, foi apresentado um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, inclusive o recém implantado projeto de Compliance. Além disso, na oportunidade foi entregue a homenagem Mérito ABCZ 2019 ao Ministro, que não pôde participar da cerimônia oficial de entrega em maio, durante a ExpoZebu.