90% dos lojistas já se adequaram a revitalização do Espaço Artur Machado

Calçadão

O secretário de Obras (Seob), arquiteto Marcondes Freitas e o superintendente de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues, estiveram na manhã desta segunda-feira (17), na companhia dos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu) José Peixoto, da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Fúlvio Ferreira; do seu vice, Ângelo Crema e do analista do Sebrae Uberaba, Marcius Marques Mendes visitando as obras de revitalização do Espaço Artur Machado.

A visita foi um convite dos representantes das entidades ligadas ao comércio local com o objetivo de verificar, pessoalmente, a reforma do e também a revitalização das respectivas fachadas.

O prazo acordado entre os lojistas e a prefeitura é até o próximo dia 30 de setembro. Segundo o secretário de Obras, Marcondes Freitas, cerca de 90% dos lojistas já se adequaram ao projeto arquitetônico vigente.

"É prevista a padronização da identidade visual com placa de 70 cm de largura, no comprimento da fachada e altura mínima de 2,50 a partir do solo. O projeto prevê a valorização das edificações históricas da região possibilitando a identidade visual do espaço. Quase 90% das lojas já se adequaram e isso nos anima muito e com o cumprimento do prazo acordado a empresa responsável pela execução da obra retomará o acabamento do piso do calçadão no dia 1º de outubro. Sendo assim, cumpriremos o prazo de execução e tudo estará pronto para as vendas do Natal", disse o titular da Seob.

O presidente da Aciu, José Peixoto disse que a visita teve como propósito mostrar aos comerciantes e a prefeitura que as entidades estão juntas aos seus associados e acompanhando o processo que contribuirá para a melhoria do comércio central.

Fúlvio Ferreira também presente, comentou com muita satisfação a realização e evolução das obras. "Esse projeto já se arrasta há 15 anos e ver que agora saiu do papel é muito satisfatório. Vale lembrar o que Centro da cidade vai além do comércio, faz parte da historia de Uberaba onde se encontra os primeiros prédios da cidade e devido isso sua representatividade para toda a cidade. Com a entrega das fachadas reformadas, a prefeitura realizará a segunda parte do projeto em mais 30 dias e estaremos prontos para as vendas do natal, estou muito otimista e esperamos que o comércio atinja 20% além do já esperado este ano", destaca.

Lembrando que o lojista que não cumprir com o acordo sobre a revitalização poderá ser autuado de acordo com Lei complementar 478/2014 que alterou a lei complementar Municipal nº 380/2008, que Dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Uberaba. A multa pode atingir até R$7701,60 e a cassação do alvará de licença e localização.

Quem quiser acessar o projeto na íntegra pode ser consultado pelo site da Prefeitura de Uberaba pelo link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,44625.

Evolução. A obra do Espaço Artur Machado na área que compreende a Praça Rui Barbosa já atingiu 60% do seu total de execução. Já iniciou o processo de instalação do mobiliário, piso da pista de acesso aos ônibus coletivos e grande parte do piso de placa cimentícia.

Secom/PMU