Amvale e Procon Uberaba realizam 2º módulo de capacitação técnica

Procon

O segundo módulo da 1ª Capacitação Técnica – Procon Regional acontece amanhã (09), das 8h30 às 17h, na sede da Casa do Educador (Laboratório de Informática), localizada na rua Manoel Brandão, 110, bairro Mercês. O primeiro módulo aconteceu na última semana, e a programação será concluída no dia 17 de agosto. A iniciativa é da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em parceria com a Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberaba.

Nesta segunda etapa, é a vez de secretários municipais de Administração e servidores do Procon Regional dos municípios, já integrados ao processo de regionalização, participarem, já que será abordado o tema “Capacitação Prática – Gestão do Sindec (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), como adianta o presidente da Fundação Procon Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli. Quem discorre sobre o assunto é a gestora estadual do Sindec e assessora técnica do Procon-MG, Aline de Melo Queiroz. O Procon-MG é órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais.

Durante o treinamento os participantes irão conhecer conceitos básicos sobre o sistema e aprenderem a usar ferramentas, como registros e geração de cadastros, relatórios gerenciais de atendimentos e consultas, controle de processos, entre outros.

Sindec – O presidente da Fundação Procon Uberaba destaca que o Sindec é um sistema informatizado, criado e disponibilizado pelo Ministério da Justiça, que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento de consumidores nos Procons municipais.  “Ele facilita muito o trabalho na hora de registrar e gerenciar demandas individuais de consumidores, criando bases locais de dados e um banco nacional de informações sobre os problemas enfrentados pelos consumidores e o comportamento dos fornecedores. O sistema permite ainda extrair estatísticas que ajudam muito no planejamento das ações. Como é complexo, dedicamos um módulo somente a ele”, destaca Rodrigo Mateus.