Comissão de Educação quer que EJA continue nos bairros

EJA

Desde início de outubro o vereador Rubério Santos vem externando sua preocupação com a centralização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), agora na Escola Municipal Frei Eugênio, que fica no bairro São Benedito. Através de ofício e indicação lida em plenário o vereador solicita que sejam mantidos os cursos noturnos na periferia, a princípio na  Escola Municipal Joubert de Carvalho, no Chica Ferreira, e agora, com a Comissão de Educação na Escola Artur de Melo Teixeira, no Uberaba I.

O vereador Rubério vem, junto com a Comissão de Educação e Cultura, tentando reunião com a secretária de Educação, Silvana Elias sobre esse assunto. Ele queria que fosse discutido o assunto antes da publicação da Portaria 0046, em 05 de outubro de 2018. Nela ficou determinado que  a partir do ano que vem (2019) não existirá mais EJA no período noturno naquelas escolas, sendo centralizado na Escola Municipal Frei Eugênio, no bairro São Benedito. 

Está sendo encaminhado ofício assinado pela Comissão de Educação e o vereador Franco Cartafina externando essa preocupação já que os estudantes do EJA moram normalmente em bairro periféricos e trabalham até às 18h, tendo que chegar na escola normalmente às 19h. A medida, portanto, dificulta para a continuação dos estudos desses alunos.

“Solicitamos que sejam encontradas alternativas para o problema, antes que ele se instale”, afirma o vereador. A Comissão de Educação é presidida por Rubério Santos, tendo como membros os vereadores Antônio Ronaldo (relator), Alan Carlos (vogal) e Cleomar Barbeirinho(suplente).