Corpo de Bombeiros lança ‘Plano de Ação de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação’ para 2019

bombeiros

Ocorreu hoje (13), no auditório da ABCZ, o Plano de Ação de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação para o período de seca para Uberaba e região para o ano de 2019.

Levando em consideração que 99% dos incêndios em vegetação são causados por ação humana, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o foco do plano é a prevenção.

O plano foi lançado em 2018, através de parceria formada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros, Polícia de Meio Ambiente, Conselho de Segurança Rural, Cemig, além de outras entidades parceiras, para desenvolver ações, visando reduzir a incidência de queimadas e trabalhar a cultura de prevenção.

Neste ano, o evento foi aberto pelo promotor de justiça do Meio Ambiente, Carlos Alberto Valera, que discorreu sobre a importância do trabalho de todos os órgãos envolvidos nessa temática e frisou principalmente a questão dos incêndios em lotes vagos na cidade como o foco para as ações desse ano.

Ratificando a fala do promotor, o vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati, citou que a prefeitura atuará de forma mais contundente nesta questão, através da secretaria do Meio Ambiente e o setor de Posturas, que serão os pontos de apoio do plano.

Em sua explanação, o subcomandante do 8º BBM, Major BM Mauro Alexandre Caixeta, apresentou o trabalho desenvolvido pelo 8º BBM após o lançamento da campanha em 2018 e foi possível identificar números recordes de formações de brigadas e palestras, em Uberaba e região. De julho de 2018 até o momento, o Batalhão formou 974 brigadistas, aptos a atuarem em eventos e empresas (aumento de 48%) além de 1356 brigadistas florestais, formação que ainda não era oferecida pela Unidade e que atuará diretamente no combate a incêndio em vegetação. Também foram ministradas 2.390 palestras em escolas e entidades (aumento de 108%) como forma de conscientizar e prevenir as queimadas e divulgar procedimentos básicos em caso de primeiros-socorros.