Curso gratuito vai profissionalizar Agentes de Informações Turísticas

Aumento do turismo, segundo secretário José Renato Gomes, está gerando novas oportunidades de emprego cuja capacitação é fundamental

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante gratuito de "Agente de Informações Turísticas", uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), com o Senac Uberaba. Serão 200 horas de conteúdo com início das aulas no dia 2 de setembro, e finalização do curso em novembro. A oportunidade será para qualquer pessoa acima de 15 anos, que tenham o 5º ano do ensino fundamental completo e se encaixem nas condições de gratuidade, disponíveis para consulta em www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade.

O secretário da Sedec, José Renato Gomes, avalia que a iniciativa reconhece e valoriza o potencial econômico do turismo no município. "Com a consolidação do Geopark Uberaba a expectativa é receber um volume significativo de visitantes, já que a chancela da Unesco nos dará visibilidade global, e consequentemente teremos novas oportunidades de trabalho e renda. É muito importante que tenhamos profissionais bem preparados e com conhecimento técnico para um atendimento de excelência. Agradecemos ao Senac Uberaba por abrir esta porta de profissionalização gratuita".

O curso, segundo informações do Senac e da Sedec, considera o atual contexto de mudanças no setor de bens e serviços, e a vocação turística do Estado de Minas Gerais, em especial destaque para o rico patrimônio histórico, cultural e natural, em contraposição a ausência de profissionais qualificados para a atividade turística local. O Senac Minas Gerais, enquanto Instituição de Educação Profissional, objetiva capacitar pessoas para informar e orientar turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos de uma determinada localidade, bem como prestar informações turísticas locais atendendo-os com cortesia, presteza e respeito à diversidade humana.

Inscrições – A diretora de Turismo da Sedec, Erika Cunha, explica que os interessados em participar do curso de Agente de Informações Turísticas devem se inscrever na Sala Mineira do Empreendedor, localizada a rua Vigário Silva, 309 - 3º piso – Centro, das 9h às 15h. É necessário levar RG e CPF, originais e cópias simples, além do histórico escolar ou declaração atualizada e comprovante de endereço. Se menor de idade, deve levar também cópia dos documentos dos responsáveis.

O conteúdo do curso inclui os fundamentos do turismo e hospitalidade; estrutura e organização dos equipamentos e serviços turísticos; patrimônio cultural; noções de sustentabilidade no turismo; qualidade no atendimento ao turista; etiqueta e conduta profissional; e a comunicação e relações interpessoais voltadas ao atendimento turístico. Serão três horas diárias de curso no período vespertino.

Jorn. Luiza Carvalho (SECOM/PMU)