Curso teórico e prático de Análise Seminal conta com seis especialistas

curso

Durante dois dias, profissionais e acadêmicos da área da Saúde terão oportunidade de compartilhar conhecimentos teóricos e práticos no curso de Análise Seminal da Universidade de Uberaba (Uniube).

O evento, realizado neste sábado (9) e domingo (10), com 15h de duração, é uma parceria do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e da Clínica La Vie de Reprodução Humana.

Neste sábado (9), a programação tem início às 8h. A mestre Mariana Ávila realiza a abertura o evento e, na sequência, a mestre Kátia Jaqueline Miguel debate "Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino".

A doutora Giuliana Thedei fala sobre os "Espermatogênese: fatores de risco" encerrando as apresentações da parte da manhã. No período da tarde, a partir das 13h30, os especialistas da La Vie Reprodução Humana realizam suas apresentações. Fabiana Massaro apresenta o tema "Espermograma: da teoria à prática". Na sequência, diretamente de Franca (SP), a doutora Rita Sousa aborda "A capacitação espermática" e o doutor Sérgio Anacleto finaliza o evento falando sobre "A infertilidade masculina". 

No domingo (10), as aulas práticas serão realizadas em pequenos grupos, pela especialista da La Vie, Fabiana Massaro, no Mário Palmério Hospital Universitário.

A análise do sêmen é um dos primeiros exames solicitados para avaliar a fertilidade masculina. O espermograma é importante para verificar, inicialmente, se o volume do esperma, o pH (acidez), a viscosidade, a cor e a liquefação do sêmen apresentam-se normais.

"Com a tecnologia e os conhecimentos oferecidos nos dias de hoje, esta análise é bastante profunda e engloba uma série de testes, que avaliam o potencial de fecundidade dos espermatozoides", finaliza Fabiana Massaro.