Dutra quer a implantação de Trem-Bala ligando Uberaba e Uberlândia

trem-bala

A ideia é criar alternativa de transporte para o aeroporto de cargas a ser construído entre as duas cidades e promover o desenvolvimento econômico do trecho

Realizar parcerias com empresas multinacionais para viabilizar a implantação de Trem de Alta Velocidade (TAV), ligando as cidades de Uberaba e Uberlândia. A solicitação foi encaminhada ao Poder Executivo em atendimento a requerimento apresentado pelo presidente do Legislativo, vereador Luiz Humberto Dutra (MDB) durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13).

De acordo com o presidente, o empreendimento, conhecido como “Trem-Bala”, proporcionará grandes avanços socioeconômicos e ambientais para a região. “Vai facilitar o transporte dos usuários para o Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros, que será instalado entre as duas cidades”, justificou.  

A implantação do projeto, segundo Dutra, viabilizaria o desenvolvimento de pólos regionais ao longo da ferrovia, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos. “Diminuiria a aglomeração das grandes metrópoles ao possibilitar melhor distribuição da população e da produção”, completou.

Para o parlamentar, o TAV seria uma nova alternativa de transporte que, com competitividade de preço e qualidade, em comparação às viagens aéreas, aliviaria o sistema aeroportuário, rodoviário e urbano. “Reduziria congestionamentos, o número de acidentes nas rodovias e o tempo das viagens. Além disso, minimizaria a emissão de dióxido de carbono (CO2), se comparada a outros meios de transporte”, enfatizou.

Ao encerrar sua participação no plenário, o emedebista destacou que a medida seria positiva, também, para o empreendedorismo. “Executivos, consultores e mão de obra qualificada poderiam deslocar-se com mais facilidade”, pontuou.

Comunicação CMU