Memorial Chico Xavier recebeu mais de 10 mil visitantes em 2017

FCU

Mais de 10 mil pessoas, entre turistas brasileiros e estrangeiros, população local e caravanas, além do público de eventos e ações culturais, estiveram no Memorial Chico Xavier em 2017.

Os dados, divulgados pela Fundação Cultural de Uberaba por meio do Departamento de Museus, destacam positivamente o engajamento e a relevância do espaço, que atraiu a atenção do público com exposições de arte e história, acervo especial de Biblioteca, exposição sobre a vida do médium Chico Xavier e eventos culturais e sociais.

Segundo o levantamento, entre as mais de 10 mil visitas totais ao espaço, 6550 visitantes estiveram no Memorial com o objetivo de conhecer o espaço e as exposições. Deste número, 62,73% são de Uberaba, o que representou um aumento significativo de visitas da própria população.

"Antes tínhamos um número mais alto de pessoas de fora, do que das próprias pessoas do município. Este é um dado importante, pois o intuito é que o espaço seja cada vez mais democrático, acessível e de intercâmbios culturais para a cidade", explica o museólogo Carlos Vitor Silveira.

O relatório revela que a maior parte dos visitantes e turistas, somando Uberaba, é da região sudeste, com 89,4% do total. O espaço também registrou a visita de estrangeiros, que representaram 0,27%. Eles vieram da Angola, França, Estados Unidos, Japão, Uruguai, Cabo Verde, Espanha, Polônia, Argentina, Tailândia e Itália.

O mês com o maior fluxo de visitantes foi julho de 2017, totalizando 1340 registros. Em relação ao gênero, o público feminino representou 65% do total, e o masculino 35%.

Também integrando o balanço de visitações no Memorial, as caravanas de turistas somaram mais 1261 visitantes ao espaço. Já o público atraído pelos eventos soma 2160 pessoas. Além disso, cerca de 60 pessoas foram atendidas nas atividades culturais e educativas desenvolvidas no espaço. Somando-se todos os públicos, 10.031 visitantes registraram presença no local em 2017.

De acordo com o museólogo Carlos Vitor Silveira, os resultados são satisfatórios e o intuito é que o Memorial Chico Xavier ainda receba mais melhorias para oferecer melhores experiências aos visitantes.

"O objetivo para 2018 e os próximos anos é uma reformulação museográfica do espaço, para receber exposições mais interessantes, atrativas, acessíveis e interativas, o que vai impulsionar o espaço e atrair a atenção tanto dos visitantes locais quanto dos turistas", afirma o museólogo.

Vale lembrar que, além de exposições culturais e a Biblioteca do espaço, com livros de Chico Xavier, o Memorial Chico Xavier recebeu diversos eventos culturais, como shows do Circuito Dandô, concertos da Orquestra Municipal e Orquestra Viola de Ouro, show e workshop de viola, oficinas culturais e educativas, entre outros eventos e parcerias.

Entre os destaques, o espaço recebeu o 1º Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier, que trouxe ao público três eventos com atrações internacionais de destaque ao cenário cultural uberabense, com o objetivo de oferecer ao público uma programação cultural diferenciada, gratuita e de alta qualidade. Além disso, também foram promovidas celebrações especiais em homenagem aos 15 anos de morte e 90 anos de mediunidade de Chico Xavier.

 Memorial - foi criado pela Lei Municipal nº 12.448/2016 e está vinculado ao Departamento de Museus da Fundação Cultural. Foi construído com recursos do Ministério do Turismo, na primeira e segunda etapa, e a terceira etapa foi realizada com recursos da Prefeitura de Uberaba. O prédio conta com espaços multifuncionais, com galerias de exposições, biblioteca, Centro de Pesquisa e Documentação, auditório, praças contemplativas. Tudo isto para contar a vida de um dos mais importantes expoentes do Espiritismo, eleito pela população brasileira como o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, Chico Xavier.

O Memorial Chico Xavier fica na av. João XXIII, 2.011, Parque das Américas, e está aberto a visitação de terça a domingo, das 13h às 18h.

* Comunicação PMU/FCU