Parlamento Jovem vota propostas para a etapa regional do projeto

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem realizou nesta quarta-feira (04) mais uma etapa do projeto no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba. O evento contou com as participações de alunos da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Colégio Tiradentes e Colégio Marista Diocesano.

Este ano já foram realizadas oito oficinas, quando foram discutidos temas como o Processo Legislativo, Organização do Estado, Cidadania, Ética e o tema principal de 2018, a Violência Contra a Mulher.

Nas oficinas foram elaboradas 14 propostas, as quais foram debatidas e votadas nesta quarta-feira. O documento base foi dividido em três subtemas: violência doméstica e familiar, violência contra a mulher nos espaços institucionais de poder e violência sexual. 

As seis propostas aprovadas serão levadas para a Plenária Regional, que vai acontecer no dia 8 de agosto, na cidade de Uberlândia. O evento da cidade vizinha vai contar com a participação de 14 estudantes uberabenses.

A Regional de Uberlândia vai reunir representantes de seis cidades do Pólo Triângulo. Na oportunidade serão aprovadas as propostas regionais, que vão ser apresentadas na etapa estadual, a qual acontecerá no mês de setembro, em Belo Horizonte. A etapa estadual vai contar com a participação de dois alunos de Uberaba.

O Parlamento Jovem de Minas completa 15 anos em 2018. O programa de formação política é voltado aos estudantes do ensino médio, criando a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação, que contribuem para sua formação política.

É uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Departamento de Comunicação CMU