Pela primeira vez, Escola Sesi fica entre dez melhores equipes em torneio de robótica

sesi
Equipe Red Hoods Lego participou com aplicativo de acessibilidade para smartwatch e conquistou  prêmio por cordialidade

Formado por alunos entre 11 e 16 anos, o time de robótica da Escola Sesi Alberto Martins Fontoura Borges ficou entre as dez melhores equipes da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FIRST LEGO League (FLL), disputada em Contagem (MG). Concorreram 36 times, 33 de Minas Gerais e três de São Paulo, de escolas públicas, particulares e ainda times autônomos. É a primeira vez que a equipe fica tão bem classificada. Os alunos já haviam participado em 2016,  2017 e 2019.

A Red Hoods Lego (Capuzes Vermelhos Lego) também conquistou o prêmio Gracious Professionalism (Profissionalismo Gracioso). O prêmio - pertencente à categoria Core Values (Valores Fundamentais) - é entregue à equipe que mais se destaca nos quesitos respeito, inclusão e competição amigável. "Significa serem reconhecidos como profissionais exemplares, que utilizam o conhecimento para o bem coletivo. Fico muito feliz de ter alunos com esse perfil", destaca a professora e técnica da equipe, Juliana dos Santos Borges.

Além de desafios de robô Lego, a temporada incentivou a busca de soluções inovadoras para problemas urbanos. A equipe uberabense propôs facilitar, por meio de aplicativo para smartwatch, a locomoção de pessoas com deficiências física e visual. Alimentado pelo usuário, o aplicativo traria as melhores rotas e indicaria estabelecimentos acessíveis. Outra ideia é que o sistema de transporte público da cidade seja conectado com o aplicativo.  

"Os alunos já apresentaram o aplicativo para a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e temos chances de torná-lo real", enfatiza a gerente da Escola, Maria Emília Daher.

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição responsável pela operação oficial do torneio. Desde que passou a operacionalizar a competição, o Sesi promove, anualmente, torneios regionais e o nacional. Da etapa regional em Contagem, classificaram-se cinco equipes para a fase nacional, que será disputada de 6 a 8 de março, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.