PMU prepara desfile de 7 de Setembro

Sete de Setembro

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Chefia de Gabinete já prepara o Desfile da Independência, que acontecerá a partir das 8h no dia 7 de setembro, na avenida Dr. Fidélis Reis. O evento contará com a participação de aproximadamente seis mil pessoas, entre pelotões que envolvem secretarias, autarquias e parceiros. O tema "Nas rotas da história: das entradas e bandeiras ao bicentenário da emancipação política de Uberaba", contará mais um período da história de Uberaba, que começou a ser narrada no ano passado e se estenderá até 2020, na avenida, coincidindo com os 200 anos do município. 

Em 2018, a história será contada "Consolidação de Uberaba: Fatos, Personalidades e Edificações", com cinco pelotões e diversas alas, divididos entre segurança pública, parceiros, autarquias e secretarias, educação municipal e educação estadual, além do desfile dos carros públicos. 

Edilene Leal, diretora de Atenção à Educação Básica e organizadora do evento conta que o trabalho é realizado internamente, na formatação do desfile, porém existe um trabalho de pesquisa e de fomento à história da cidade dentro das escolas, promovendo o conhecimento e aguçando o poder de criatividade para resumir os fatos na avenida. Para ela, a culminância no dia 7 de setembro é o resultado de um projeto pedagógico rico em cultura e interdisciplinaridade. 

Ela também enfatiza que, neste ano, serão demonstrados na avenida os fatos, personalidades e edificações do período de 1820 a 1945 e serão cerca de 200 a 300 alunos envolvidos por ala, pois é uma demonstração de que a cidadania está presente nas escolas municipais, com o estudo da história e a aplicação dela. 

Comunicação Semed PMU