PMU termina obra de drenagem do 'Espaço Arthur Machado' em prazo recorde

Calçadão

O cronograma inicial previa até 30 dias para entrega desta fase de obras. O esforço mútuo da equipe coordenada pela Secretaria de Obras resultou em um trabalho de apenas quatro dias

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Obras, finalizou a parte do sistema de drenagem da área que integra a revitalização do "Espaço Arthur Machado", que vai do Calçadão da Arthur Machado até a Praça Rui Barbosa. As operações seguem em ritmo acelerado para que tudo seja entregue dentro do cronograma inicial previsto e assinado pelo prefeito Paulo Piau. 

O secretário adjunto de Obras, engenheiro  José Donizetti de Melo comemorou a entrega célere desta etapa. Segundo ele, "o que estava programado para 30 dias foi entregue em apenas quatro. Resultado de um esforço de todos os envolvidos", diz.  A próxima etapa da obra seguirá sob a responsabilidade da empresa vencedora da licitação, a Quatro Construções MCGF LTDA EPP. 

"Demos início a parte de drenagem na última quinta-feira (12), às 7h seguindo até à meia noite. Retomamos na sexta, no mesmo horário de trabalho. Assim como aconteceu no sábado, em regime integral e no domingo (15) onde encerramos às 21h. Essa celeridade atendeu a um pedido do Prefeito Paulo Piau, para que o trabalho saia dentro do programado e de forma célere para devolver a população o espaço comercial, evitando maiores transtornos", destacou o engenheiro. 

O secretário adjunto explicou ainda que os pontos abertos receberam sondagens prévias onde apontavam condições precárias. "A equipe trabalhou intensamente no último final de semana onde foi aberta a galeria de pedra velha – uma galeria secular – onde vazava muita água causando o estufamento do piso. Foram instalados tubos PEAD para a nova drenagem neste trecho, o que resulta no controle do descarte dos esgotos indo para o local certo. Depois de colocado o colchão drenante feito com o envolvimento de pedra brita foi feita a compactação e regularização do solo, deixando nivelado. Isso acabará com os problemas enfrentados até então", ressalta Donizette informando ainda que toda a equipe está trabalhando com grande empenho e a próxima etapa deverá integrar a recolocação dos postes de iluminação.

A partir de então, empresa contratada terá 60 dias para finalizar as demais etapas previstas no cronograma de atividades. O investimento total é de mais de R$ 1,4 milhão.

Equipe de trabalho

A execução das obras do projeto de revitalização do Espaço Arthur Machado conta com o envolvimento de uma equipe composta por 30 operários, entre esses servidores da própria Secretaria de Obras que estão se dedicando a este trabalho. Além de servidores cedidos pelo Codau e outros que estão à frente dos caminhões e das máquinas de apoio.

"Com a entrega desta etapa, passamos a continuidade para a empreiteira contratada que ficará, neste primeiro momento, responsável por fazer as interligações na galeria. Já encerramento e acertamos todo o piso e já retiramos todo o entulho gerado durante a obra", explicou o secretario adjunto.

O processo de revitalização do "Espaço Arthur Machado" tem como proposta criar um shopping a céu aberto melhorando toda a área, valorizando ainda mais o comércio da região central de Uberaba. 

Secom/PMU