Presidente da ABCZ e representantes do comitê 'ABCZ Jovem' marcam presença no '22º Porteira Adentro'

ABCZ

Na manhã de hoje (08), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e os representantes do comitê 'ABCZ Jovem', Fernando Cecílio e João Machado Prata Neto, marcaram presença no '22º Porteira Adentro', maior evento de extensão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) é a grande mostra do conhecimento acadêmico e das propostas de inovações tecnológicas para o campo.

     O presidente da ABCZ participou da solenidade de abertura do evento, que também contou com importantes representantes da comunidade civil, política, administrativa, acadêmica e do agronegócio de Uberaba. Com o objetivo de incentivar a formação de novos produtores rurais e lideranças para o agronegócio brasileiro, os representantes do 'ABCZ Jovem' visitaram stands e explicaram aos interessados os principais objetivos do comitê. João Machado Prata Neto, também participou como avaliador dos trabalhos de pesquisas.

     O Zebu.org, portal de pesquisas mantido pela Associação Brasileira dos Criadores do Zebu, foi utilizado como referência na busca por conhecimento técnico no 'Casa do Zebu na Fazu', trabalho desenvolvido pelos alunos do sétimo período de zootecnia. No projeto, foi montado um stand para apresentar o panorama da produção de gado Zebuíno no Brasil, suas potencialidades e as características de cada raça, no local foram montados currais onde foram expostas as oito principais raças zebuínas. Alunos apresentaram as características raciais dos animais, características comerciais e índices zootécnicos baseados no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos desenvolvido pela ABCZ, levando conhecimento a todos os visitantes. "A nossa fonte de pesquisas foi o Zebu.Org", contou o estudante Guilherme Marquez de Rezende.

     Porteira Adentro. Com o tema 'Referência em Inovação para o Campo', a 22º Porteira Adentro, conta com projetos dos cursos de Agronegócio, Agronomia, Zootecnia, Sistemas de Informação e Secretariado Executivo. Quem visita o evento obtém informações sobre o cultivo de morangos orgânicos suspensos; estufa automatizada; agricultura biodinâmica; consultoria e treinamento para empresas rurais; cultivo de orquídeas; uso de drone em levantamentos topográficos; acessibilidade sem fronteiras; internet das coisas e robótica; epmuras; compost barn, e outras centenas de projetos.