Projeto Agrovilas debate Cultura Popular com alunos da Baixa

Projeto Agrovilas

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal do Agronegócio retomou em agosto as ações do Projeto Agrovilas. O tema de abertura foi a Cultura Popular.

Os contemplados com o projeto foram os alunos da Escola Municipal Sebastião Antônio Leal, da Comunidade da Baixa. Para explanar sobre Cultura Popular os convidados foram o professor e historiador Gustavo Vaz Silva e o arte educador, Cairo Damasceno. As abordagens foram intercaladas por apresentações musicais.

De uma maneira geral o professor Gustavo deu ênfase às canções folclóricas. "Músicas tradicionais que enriquecem o acervo da nossa memória e história cultural", destacou ele. Já Cairo Damasceno apresentou as nuances do hip hop, abordando também a arte circense. Os dois assuntos despertaram muita a atenção dos adolescentes, visto os seguimentos culturais serem parte do cotidiano da meninada.

O tema Folclore, segundo a coordenadora do Projeto Agrovilas, Maria José de Souza, foi escolhido para as apresentações programadas para o mês de agosto. A ideia é aprofundar os debates entorno do assunto uma vez que 22 de agosto é o dia dedico ao Folclore.

Jorn. Rubério Santos (SECOM/PMU)