Uberaba não tem casos de sarampo suspeitos ou confirmados

doença

Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tranquiliza a população com relação aos casos de sarampo noticiados em Roraima e Amazonas.

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Informação, o município não apresenta nenhum caso suspeito ou confirmado da doença no município.  Das 4.134 crianças na faixa etária para receber a vacina, 87,32% foram imunizadas até junho. Os números são atualizados mensalmente.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina, que faz parte Calendário Nacional de Vacinação com duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade.

O diretor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Robert Boaventura, ressalta que manter o Cartão de Vacinação atualizado é importante para garantir a saúde da população e que no caso do sarampo, quem não tiver sido imunizado, até 49 anos de idade, pode procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina. As salas de vacinação em Uberaba funcionam das 8h às 16h.

"Se a pessoa nunca foi vacinada, ou sumiu o cartão e não tem qualquer registro de ter sido imunizado contra essa ou outras doenças disponíveis na rede pública de saúde, tanto o adulto quanto a criança devem ser encaminhados a unidade mais próxima, onde ela irá atualizar o cartão conforme a sua faixa etária", explica Boaventura.

Secom/PMU