"Vamhus" comemora dez anos com mais de 4000 atendimentos mensais a pacientes do SUS

Mário Palmério Hospital Universitário

Instituição atua no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e no Hospital Regional José de Alencar 

A ONG Voluntários e Amigos do Mário Palmério Hospital Universitário (Vamhus) comemora dez anos de fundação em maio. Com seis projetos fixos, a instituição atende mais de 4000 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do MPHU e do Hospital Regional. 

Fundada em 2009, a Vamhus nasceu com o intuito de oferecer recursos humanos e assistência material além daqueles oferecidos pelo SUS. A ONG dispõe de 100 voluntários para a realização das ações humanizadas. Entre elas, estão os projetos Café com Afeto, Mãezinha Feliz e Beleza e Saúde, o coral itinerante Encantar, o grupo Trupe da Alegria, Assistência ao Leito e o empréstimo de equipamentos e acessórios relacionados à recuperação do paciente.

O Café com Afeto é o carro-chefe da instituição, com 60 voluntários. O projeto consiste na distribuição de café, chá, leite, bolacha, pão e bolo para pacientes e acompanhantes. O lanche é realizado no período da manhã e à tarde, e atende 200 pessoas por dia.             

"Nestes 10 anos, temos contribuído com a melhoria da qualidade da assistência ao paciente e seus familiares. Nossa tarefa de humanizar vem sendo plenamente cumprida. Nos empenhamos em oferecer ao paciente ambulatorial em alta hospitalar tudo que nos foi possível oferecer, desde fraldas e medicamentos, até aparelhos mais caros e sofisticados. Tenho a certeza de que nossa gestão foi pautada na busca pela qualidade e pela resolutividade", relata a fundadora da Vamhus, a psicóloga Wanda Lepri.

A Vamhus funciona das 7h às 16h30, de segunda à sexta, e está localizada no MPHU, na Avenida Nenê Sabino, número 2477, no bairro Santos Dumont, Bloco A, sala 130. O telefone para contato é (34) 3352-1716. A ONG está sempre aberta a doações e novos voluntários.