Divulgada pelo Procon, nova pesquisa de preços de peixes

Procon Uberaba

Vigilância Sanitária deve ser acionada em caso de problemas com a armazenação e data de validade dos alimentos

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou nesta semana a pesquisa de preços de peixes realizada nesta segunda-feira (12). Foram pesquisados 15 tipos de peixes comercializados em 10 estabelecimentos da cidade. 

Na pesquisa foram apresentados os preços de Filé de Surubim, Surubim a posta, Filé de Merluza, Filé de Tilápia, Tilápia, Salmão, Filé de Salmão, Sardinha, Dourada, Cação posta, Bacalhau desfiado, Bacalhau Porto e Bacalhau Saithe, Bacalhau desalgado e Piramutaba a posta. Os preços são referentes à quantidade de 400g, ou 500g, ou 800g e em quais estabelecimentos eles foram encontrados. 

O presidente do Procon de Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, ressalta que a Fundação realiza o levantamento dos preços anualmente devido o grande consumo de peixes na época do ano e para incentivar o consumidor a pesquisar mais. "Queremos estimular o consumidor a ter um olhar mais atento, pois isso acaba ajudando a economizar mais no fim do mês. Também ressaltamos que é importante planejar bem antes das compras e prestar atenção ao prazo de validade, principalmente por se tratar de um produto que perde muito rápido", destaca Rodrigo.

Vale lembrar que a Fundação não se responsabiliza pela qualidade nem procedência dos produtos pesquisados ou por eventuais alterações nos preços. A pesquisa também pode ser acessada no link: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo//procon/pesquisas/2018/peixes/PESQUISA%20PEIXES%202018.pdf

Com relação à conservação dos alimentos ou a data de validade, caso o consumidor identifique algum problema, é preciso acionar o Departamento de Vigilância Sanitária, pelo 3331-2737, das 08h às 18h. A Visa ainda adverte os consumidores para pontos importantes que devem levar em consideração na hora da compra dos peixes:

- Fique atento às condições de higiene do local e observe se os peixes estão bem armazenados e acondicionados.

- Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico. Evite pescados com cheiro muito forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas.

- Quando vendido embalado, os pescados devem apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias.

 * Secom/PMU