“Impactos do eSocial na Saúde e Segurança do Trabalho” é tema de workshop gratuito na Aciu

aciu

A partir da entrada em vigor de nova fase do eSocial, o envio das rotinas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) passará por mudanças. Segundo o cronograma do Governo Federal, todas as empresas estarão obrigadas às novas regras da ferramenta a partir de janeiro de 2019. A fim de tirar dúvidas sobre o assunto e preparar melhor as empresas para este novo momento, a Aciu realiza neste mês de setembro, um workshop gratuito com o tema “Impactos do eSocial na Saúde e Segurança do Trabalho”.

De acordo com o médico e especialista em medicina do trabalho, Dr. Carlos Henrique de Pádua (foto), tudo que será cobrado pelo eSocial já está previsto em legislação, porém, muitas empresas não davam a devida atenção e até agora não eram penalizadas por isso.

“Com a obrigatoriedade do envio de informações de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), a partir de janeiro, a fiscalização conseguirá cruzar dados e identificar as empresas que não estiverem cumprindo a lei, inclusive com aplicação de multas”, explica.

O eSocial é uma ferramenta que reúne os dados trabalhistas, fiscais e previdenciários das empresas em uma só plataforma. Segundo Dr. Carlos, um dos instrutores do evento programado pela Aciu, o momento é de adaptação e preocupação.

“Têm surgido muitas dúvidas nas empresas sobre como serão os envios das rotinas de SST, quais os desafios a serem enfrentados e o que as empresas precisam fazer para se adequar às novas regras. O workshop pretende auxiliar os participantes do evento a sanarem todas essas dúvidas”, pontua.

Pádua recomenda que as empresas se interem o máximo possível sobre o assunto e revejam seus processos internos, evitando futuras dores de cabeça. O Workshop acontece no dia 27 de setembro, às 18h30, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu. O evento tem como público-alvo os empresários, contadores, gestores de empresas, gerentes, supervisores, profissionais de RH e Departamento Pessoal.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos site www.aciu.com.br. As vagas são limitadas. O evento é uma realização da Aciu em parceria com a Amo - Medicina e Segurança do Trabalho.