Corpo de Bombeiros lança ‘Operação Carnaval’

Bombeiros Uberaba

Na região de Uberaba estarão empenhados diretamente 147 bombeiros militares, além de outros em regime de sobreaviso, num total de 346 militares. A estrutura operacional conta com motocicletas, barcos, camionetes, caminhões e ambulâncias.

As atividades a serem realizadas buscam garantir segurança dos foliões através da prevenção de acidentes e o menor tempo-resposta para as emergências.

Serão feitas vistorias nos locais de reunião e desfile de blocos carnavalescos, prontidão de atendimento pré-hospitalar, salva-vidas em balneários, orientação aos pais e mães sobre a segurança dos filhos pequenos e pontos-base de viaturas em pontos estratégicos.

A operação foi planejada para atuação integrada com diversos órgãos municipais, estaduais e federais, tais como as defesas civis, guardas municipais, polícias estaduais e federal, secretarias de saúde, etc.

A Corporação reforça que o comportamento de cada folião é decisivo para a sua segurança. No feriado de Carnaval, grande parte das ocorrências atendidas está associada à ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir (acidentes de trânsito) ou nadar (afogamentos), e até mesmo a ingestão excessiva (coma alcoólico, quedas, etc).

Há previsão de pancadas de chuva, que são normais nessa época devem ser levadas em conta pela população. Ocorrem muitos relâmpagos e durante as tempestades as pessoas devem evitar áreas descampadas onde o seu próprio corpo possa atrair os relâmpagos. Eventuais alagamentos abruptos podem surpreender os foliões e o Corpo de Bombeiros esclarece que extremamente perigoso atravessar as áreas alagadas pois a pessoa poderá ser arrastada e até perder a vida.

Os serviços do Corpo de Bombeiros Militar podem ser acionados através de um telefonema gratuito para o número 193.