Polícia Militar forma alunos do Colégio Tiradentes no PROGEA

Progea

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, às 7h30, a formatura do PROGEA - Programa de Educação Ambiental - das turmas do quarto ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

O evento ocorreu no prédio do Ensino Fundamental I e contou com a participação dos alunos das duas turmas, pais, professores e diretores, além da presença do Comandante do 67º BPM, Ten-Cel Breno de Souza Reis, do Comandante do Colégio Tiradentes, Major Anderson Claiton Borges, do Chefe da Assessoria de Comunicação da 5ª RPM, Major José Renato Silva, e da Diretora Pedagógica do Colégio Tiradentes, Senhora Joana D'Arca Silva.

O PROGEA foi implantado pela Polícia Militar no ano de 2015. O militar responsável por estar com os alunos em sala de aula, nas áreas verdes do Colégio Tiradentes e também acompanhando os alunos em visitas externas, é o Cabo Leonardo Costa, da 5ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, com sede em Uberaba.

O objetivo do PROGEA é estimular estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio-ambientais que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos e, é desenvolvido em duas fases de forma continuada, sendo que a primeira fase tem duração de três meses, com previsão de 12 encontros em sala de aula. Já a segunda fase é a implantação do Clubinho Ambiental, em que um grupo de alunos eleitos pelos próprios discentes busca solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar.

O resultado preliminar do programa tem sido bastante satisfatório, pois diversos funcionários, professores e pais dos alunos das escolas atendidas, têm relatado que o comportamento dos discentes melhorou muito, isso no que tange ao desperdício de merenda e água, disciplina, respeito e educação.