Câmara passará a votar emenda antes de subemendas

câmara

A Câmara Municipal de Uberaba - CMU - aprovou, na manhã desta segunda-feira (11), Projeto de Resolução que altera a ordem de votação de emenda e subemendas (modificações apresentadas às emendas) discutidas no Plenário.  O Projeto é de autoria do presidente da CMU, Ismar Vicente dos Santos (foto) - Marão (PSD), e do vereador Thiago Mariscal dos Santos (MDB).

Com a modificação no Regimento Interno da Casa, a emenda será votada antes das subemendas. O objetivo é priorizar quem protocolou primeiro a proposição.

“Isso trará mais respeito entre os vereadores e as assessorias, visto que, às vezes, quem fez a subemenda não teve tempo de conversar com o autor da emenda, gerando discussão no Plenário”, justificou Marão.

De acordo com a Resolução, uma subemenda apenas será analisada no Plenário se a emenda for rejeitada. A proposta ainda permite que uma emenda receba mais de uma subemenda. 

O vereador Ronaldo Amâncio (PTB) parabenizou a Resolução.

“Eu achei extremamente importante a proposta, porque eu mesmo já vivi isso dentro da Casa. Às vezes, o assessor corre para fazer uma subemenda, sem discutir com o autor da emenda”, expôs. O vereador e líder do Prefeito no Legislativo, Rubério Santos (MDB), também ressaltou a importância das mudanças. “Faz justiça à pessoa que teve a ideia de fazer o aperfeiçoamento primeiro.”

* Comunicação CMU