Chiquinho cobra fiscalização da coleta de pneus na cidade

câmara

A coleta e a destinação de pneus na cidade estão preocupando o vereador Chiquinho da Zoonoses (MDB). Segundo ele, aparentemente a empresa que faz o serviço, Rama Indústria de Artefatos de Borracha, não está dando conta do recado.

O vereador disse que o serviço é fundamental na luta contra a proliferação do mosquito da dengue.  Ele está solicitando providências ao Executivo. Chiquinho lembrou que o Departamento de Controle de Zoonoses faz sua parte, mas não é o suficiente.

O vereador Almir Silva (PR) questionou quem deve fiscalizar o serviço. “Se a Prefeitura terceirizou o serviço, alguém tem que fiscalizar se está fazendo ou não”, disse ele. Almir comparou com outros serviços terceirizados, como a poda de grama, lembrando que todos devem ser fiscalizados pelo poder público.

O parlamentar fez questão de deixar claro que não é contra a terceirização e que alguns serviços precisam ser terceirizados sim, mas todos precisam ser vigiados, para que realmente funcionem. Ele se dispôs a assinar o requerimento proposto por Chiquinho.

A assessoria entrou em contato com a diretora do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lara Rocha Batista. Ela explicou que não existe nenhum contrato entre a Secretaria de Saúde e a Rama e que o recolhimento dos pneus é feito nas borracharias por iniciativa própria da empresa.

“Aqueles que são descartados inadequadamente são recolhidos pela Zoonoses e encaminhados para a empresa”, disse a diretora, explicando que o descarte irregular geralmente acontece pela própria população. Segundo Lara, o que existe é uma parceria para a Rama utilizar a matéria-prima, sendo que o custo que a empresa tem é do próprio recolhimento.

Fonte: Jorn. Hedi Lamar Marques (CMU)