Vereadores aprovam projeto que efetiva doação de terreno com 17 mil m² para a Mosaic Fertilizantes

câmara Uberaba

A empresa vai construir uma sede própria na Univerdecidade, para a instalação do Centro de Soluções Compartilhadas (CSC)

A Mosaic Fertilizantes recebeu a doação de uma área pública no Parque Tecnológico. Ela é uma das quatro empresas beneficiadas com doações de áreas e benefícios financeiros por parte da Prefeitura nesta quarta-feira (12). A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei, que concretiza uma negociação entre o Poder Executivo e a empresa, e que impediu a transferência do Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) para a cidade de Uberlândia.

A Mosaic está recebendo uma área de 17.768,88m², localizada no Parque Tecnológico de Uberaba, na Univerdecidade. A Prefeitura havia concedido o direito de uso de um imóvel situado no Parque das Barrigudas (também na Univerdecidade) pelo período de três anos, podendo ser prorrogado, porém a empresa decidiu construir uma sede própria. Com isso a concessão foi revogada e elaborado outro projeto para a doação de um terreno com esta finalidade.

Além da doação do terreno, a Prefeitura também concedeu isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), durante o período de dez anos, assim como do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A votação foi acompanhada pelo diretor executivo da Mosaic Fertilizantes, Carlos Janibelli, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), José Renato Gomes, além da secretária adjunta da pasta, Anne Roy.  

Janibelli explicou que a empresa já está com o projeto da nova sede pronto, e só dependia da aprovação pela Câmara. O prédio será construído em um esquema modular, com apenas um único andar, para comportar até 350 pessoas, respeitando o layout de outras sedes da empresa.

Ainda conforme o diretor, o projeto vai respeitar as normas de acessibilidade, assim como para a integração ao Parque Tecnológico. “Amanhã nossa equipe técnica já estará no local para iniciar as obras”, afirmou o representante da Mosaic. Segundo ele, o planejamento é de que a obra esteja concluída entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

De acordo com Janibelli, a empresa já iniciou a contratação de funcionários para o CSC, que vão começar a trabalhar em um espaço amplo no próprio Distrito Industrial III. “Alguns estão recebendo treinamento em São Paulo, e a medida em que o prédio ficar pronto vão migrar para a nova sede”, finalizou o diretor da empresa.

O líder do prefeito Paulo Piau na Casa, vereador Almir Silva (PR), disse que a empresa entendeu que o melhor momento para investir é agora, e que por isso decidiu investir em uma sede própria. “O prefeito tem um projeto de investimentos para os próximos 20 anos no Parque Tecnológico e a Mosaic percebeu que vale a pena investir na cidade”, avaliou Almir.

O vereador Fernando Mendes (PTB), destacou a importância do impacto da decisão na Mosaic para a cidade, que mesmo em um momento difícil, de crise, decidiu investir em Uberaba. Rubério dos Santos (MDB) avaliou a decisão da empresa como muito inteligente, ao optar por construir uma sede própria.

O projeto foi aprovado por unanimidade. O secretário José Renato Gomes agradeceu pelo apoio da Câmara e das equipes da Prefeitura envolvidas no processo.

A empresa - A Mosaic é uma das maiores empresas do mundo em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados. Tem como objetivo transformar de forma harmoniosa e responsável as riquezas do solo em desenvolvimento sustentável.

No Brasil, atua na produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, além do desenvolvimento de produtos para nutrição animal e comercialização de produtos industriais.

Com sede nacional em São Paulo (SP), a Mosaic Fertilizantes tem unidades próprias e contratadas em diferentes estados brasileiros e no Paraguai. Possui ainda seis minas de fosfato e uma de potássio no Brasil. A empresa conta também com cerca de 8 mil funcionários próprios e atende mais de 5.500 clientes.

Comunicação CMU