Coronavírus - perguntas mais frequentes em Uberaba

coronavírus

Perguntas Frequentes

Como vai ficar a questão dos trabalhadores do Distrito Industrial III? Pois eles estão indo trabalhar no ônibus lotado.

O decreto de sexta-feira passada (dia 20) excetua a indústria do fechamento, como ocorreu com o comércio, haja vista que o intenso movimento de terceiros neste setor. No entanto, ao excetuar a indústria, o decreto destaca que o funcionamento fica condicionado a equipe reduzida e necessária ao serviço e a observância das regras de higiene, prevenção, distanciamento mínimo dois metros entre pessoas, uso de equipamentos, orientação, ventilação natural do ambiente, dentre outras regras de segurança e proteção de saúde.

As obras da cervejaria Itaipava irão continuar? No refeitório, mesmo havendo revezamento, a aglomeração de pessoas é muito grande.

As obras de construção civil não estão, por ora, proibidas, mas, conforme o decreto baixado na sexta-feira (dia 20), se deve trabalhar com equipe reduzida e necessária ao serviço e a observância das regras de higiene, prevenção, distanciamento mínimo dois metros entre pessoas, uso de equipamentos, orientação, ventilação natural do ambiente, dentre outras regras de segurança e proteção de saúde.

Estamos presenciando a insistência de muitos comerciantes em querer vender seus produtos no balcão. A Prefeitura vai agir de qual forma? Como podemos denunciar?

No caso de descumprimento das regras impostas nos Decretos Municipais e das determinações federal e estadual, o infrator fica sujeito a multas; cassação do alvará e fechamento compulsório pelas autoridades competentes.

 Queria saber por que o servidor ainda está trabalhando, já que o prefeito falou para todo mundo ficar em casa?

O decreto municipal do dia 20 determina, entre outras situações que o comércio seja fechado ao público. No entanto, pode-se trabalhar internamente, online, receber pedidos por telefones e efetuar entregas. Por analogia, com a Prefeitura ocorre o mesmo. Não há atendimento físico ao público, mas há expediente interno, inclusive com o funcionamento de 0800 para atender a população com referência à pandemia. Ainda assim, a Prefeitura reduz cada vez mais o número de servidores trabalhando no interior de seus prédios. Boa parte está em teletrabalho e em revezamento.

Vão proibir os ônibus de fora parar na rodoviária visto que o fluxo de pessoas que viajam para Uberaba é muito grande?

Por ora, o terminal rodoviário permanece com suas atividades normais para embarque e desembarque (comércio local fechado) e os guichês de venda de passagens. As pessoas, sem sintomas, que chegarem de municípios, estados e países que possuem casos de transmissão comunitária, conforme lista atualizada do Ministério da Saúde devem manter isolamento domiciliar e preventivo por sete dias, sendo que no caso de estar com  sintomas, o prazo sobe  para 14 dias. Quem descumprir e fr denunciado e ser a situação confirmada fica sujeito à multa e inquérito criminal por propagação de doença contagiosa, conforme previsto no Código Penal.

Meus avós tem 83 anos e não conseguem se locomover até uma UBS para vacinar contra a gripe. Como que eu faço?

A Prefeitura de Uberaba informa que pessoas acamadas e/ou com dificuldade de locomoção, que não conseguem de sair de casa, devem ligar na unidade de saúde de referência para agendar a imunização na sua residência. Quem morar em um bairro sem unidade de referência deve entrar em contato na Central de Vacina pelo telefone 3322-7822.

Porque Uberaba tem que mandar para Belo Horizonte se aqui também tem clínica que pode fazer os testes mais rápido?

Todos os exames para Coronavírus do Sistema Público, por protocolo superior, devem ser encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias – Funed, em Belo Horizonte. No entanto, o Ministério da Saúde credenciou alguns laboratórios para a coleta e testagem particular, com custos ao cliente. Assim, é possível fazer o teste na rede particular com resultados validados nos seguintes laboratórios: Einstein e Fleury (SP), Sabin e Pardini (MG) e Samaritano (RJ).

Como está o estado de saúde dos portadores confirmados do Corona em Uberaba?

Todos os três casos permanecem estáveis, sem agravamentos, isolados em suas casas e monitorados pela Secretaria de Saúde.

Como vai será feita a fiscalização do funcionamento das igrejas? Neste domingo várias igrejas evangélicas insistiram em realizar cultos.

O decreto é claro ao proibir aglomeração de pessoas em que situação for. Desta forma, abusos devem ser denunciados à polícia Militar 190 ou Guarda Municipal, 153.

As Farmácias da prefeitura continuarão funcionando em quais horários?

Todas as farmácias do Município estão funcionando normalmente e seguindo os mesmos horários. A única alteração realizada quanto ao atendimento foi a redução do fluxo de pessoas dentro das farmácias como medida de prevenção para os servidores e usuários e a entrega de medicamentos de uso contínuo para um período de noventa dias. A Farmácia Solidária funcionará das 8 às 18 horas; Farmácia Central entre 7 a 22 horas; As Farmácias dos URS em horário normal, das 7 às 17 horas; Farmácia da UMS George Chiree, das 7 às 13 horas; Farmácia do Residencial 2000 com funcionamento das 11 às 17 horas; e a Farmácia de Minas, no Morumbi, das 7 às 17 horas.

As escolas estão liberando refeição para as crianças mais pobres?

Na sexta-feira, por decreto, a Prefeitura suspendeu as aulas em todas as suas unidades. A Secretaria de Educação foi determinada a elaborar um plano de ação junto com professores, diretores, gestores e representantes de pais e alunos. Tal plano deverá ser apresentado nas próximas horas ao Grupo estratégico e Comitê técnico que tratam das medidas em torno  da Covid-19/Coronavírus em Uberaba.

A vacinação acabou? A prefeitura vai manter a vacinação até que dia?

A Secretaria de Saúde informa que Uberaba recebeu 14 mil 792 doses da Secretaria de Estado de Saúde/Ministério da Saúde para a vacinação de imunização contra influenza e que no primeiro dia, todas as doses se esgotaram. Tão logo nova remessa de doses seja encaminhada pelo Estado a Secretaria de Saúde comunicará.

E como fica os animais do bosque? E as manutenções dos parques da cidade?

Apesar de fechados ao público a rotina interna dos parques não para. No zoológico, por exemplo, a equipe segue com todo o cuidado necessário aos animais que vivem no local, com a limpeza dos recintos e a alimentação balanceada oferecida a cada espécie. Os parques continuam com manutenção, segurança e demais cuidados ininterruptos. 

Como ficará o pagamento das contas de água e energia?

 Ante à situação crítica, a Codau suspendeu os cortes temporariamente e vai flexibilizar ainda mais o parcelamento de dívidas. A cobrança de juros e multas para contas em atraso serão suspensas pelos próximos 60 dias. Para mais informações contato com o Fale 115. A energia elétrica é vinculada ao estado através da Cemig, cujos canais de atendimentos estão disponibilizados em seu site através do link http://www.cemig.com.br/

E nos supermercados? O Procon não pode limitar a compra?

O Procon informa que, inicialmente, o Código de Defesa do Consumidor, não permite a limitação de vendas de produtos para cada cliente. Contudo, quando há justa causa, a limitação é permitida. Inclusive o Procon está orientando alguns fornecedores a limitar a quantidade de produtos. Nesse caso, há justa causa para limitação. E além da própria limitação, deve-se haver o bom senso do consumidor. Mediante ao forte abalo social que estamos enfrentando neste período, a Força Tarefa do Procon informa não constitui prática abusiva a limitação da quantidade de produto ou serviço nas vendas do comércio em período de crise, a fim de garantir o abastecimento do mercado e atender as necessidades da coletividade, com base no artigo 39, inciso I, da Lei Federal nº 8.078/90. Contudo, o Procon orienta aos consumidores realizarem compras conscientes.

 O preço do álcool em gel está subindo muito. O PROCON não vai fazer nada?

O Procon está adotando todas as medidas administrativas para coibir eventuais práticas abusivas, sempre pautado nos princípios da legalidade e transparência, mantendo o posicionamento firme de que aproveitar-se do atual estado de crise e vulnerabilidade do consumidor elevando o preço de produtos e serviços essenciais para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (COVID-19) é considerado prática abusiva, prevista no artigo 39, incisos IV, V e X, da Lei Federal nº 8.078/90. Nesse momento, a participação responsável e solidária de toda sociedade de consumo é muito importante e, por isso, o Procon reforça a disponibilidade de todos os seus canais oficiais de atendimento ao consumidor no Facebook, Instagram Twitter e Whatsapp, que estão funcionando em regime de plantão desde o dia 15 de março. Foi colocado também à disposição dos consumidores o aplicativo Procon Uberaba, já disponível na Play Store e com opção para registro formal de denúncias.

Quem trabalha em supermercados como vai ficar?

 Esta questão deve ser tratada entre colaboradores e empresa, observando os cuidados preventivos da saúde.

E os moradores de rua?

 As pessoas em condição de rua terão mais locais para dormir. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, as instituições parceiras se prontificaram, frente à situação de combate ao Coronavírus, a aumentar o número de vagas de acolhimento passando de 65 para 105. Orienta-se não dar esmolas a fim de que eles aceitem encaminhamento.

Tem algum número para tirar dúvidas sobre o Coronavírus?

A Prefeitura de Uberaba instituiu o Sistema de Orientação e Suporte à População em teleatendimento, sob a coordenação do Comitê TécnicoCientífico pelo 0800 940 0101, com atendimento das 7h às 19h inclusive aos sábados e domingos.

E a Coleta de Lixo? Como será o funcionamento?

A coleta de lixo está mantida na sua normalidade. E as obras em Uberaba, ficarão paradas durante o decreto? As obras da Prefeitura serão mantidas seguindo as normas de segurança de saúde entre os funcionários.

Quem precisa fazer documento na UAI como irá fazer se está fechado?

 A unidade física da UAI encontra-se fechada por determinação do Governo do Estado ao qual ela está subordinada. A Unidade de Atendimento Integrado informa que diversos serviços podem ser realizados pelos canais eletrônicos do estado utilizando o portal www.mg.gov.br e o aplicativo MG App

Fonte: Secom-PMU (Jorn. Gê Alves)