Saúde organiza estrutura operacional de urgência e emergência para Expozebu

saúde

Aumento da demanda devido a temporada é uma das preocupações

O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto e sua equipe se reuniram nesta quarta-feira (17) com representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para discussão e organização da estrutura operacional do atendimento de urgência e emergência em Uberaba durante as festividades da 85ª Expozebu e 100 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Também participaram da reunião os representantes do Serviço de Ambulância do Transporte Sanitário, das concessionárias que administram as rodovias BR-262 e BR-050 e os prestadores hospitalares de Uberaba, o Hospital Regional, Hospital de Clínicas da UFTM, Hospital Universitário Mario Palmério, Hospital da Criança e representantes das três Unidades de Pronto Atendimento do Município.  

Segundo Iraci, a organização dos serviços de urgência e emergência do Município para atender a demanda durante a exposição deve ser fechada ainda na próxima semana. O helicóptero do SAMU Regional fará parte do esquema de atendimento. “O município de Uberaba está trabalhando para garantir a segurança de todo o público que vai frequentar a cidade nesses dias, organizando a retaguarda de urgência e emergência”, ressalta o secretário de saúde.

O serviço estará disponível como "Projeto Piloto" durante as festividades de comemoração de 85ª Expozebu, de 27 de abril a 5 de maio, com equipes de piloto e tripulação composta pelo Corpo de Bombeiros e equipe médica e de enfermagem em parceria com o SAMU. A estrutura envolve organização da demanda, fluxos de atendimento e pontos de apoio para atuação, acompanhamento das atividades programadas dentro e fora do Parque Fernando Costa e das autoridades que visitarão a Expozebu.  A apresentação formal do apoio logístico de atendimento de saúde para o período de eventos deve acontecer na próxima semana à população.

Jorn. Clarice Sousa (Secom/PMU)