Uberaba começa campanha de vacinação contra influenza

vacinação influenza

O início da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada para esta segunda-feira (23/03). Dividida em três fases, a campanha tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo COVID-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde. A meta é imunizar 90% do público prioritário da campanha, composto por aproximadamente sete milhões de pessoas em Minas Gerais.

Em nota, a Secretaria de Saúde informa que Uberaba recebeu 14 mil 792 doses da Secretaria de Estado de Saúde/Ministério da Saúde para a vacinação de imunização contra influenza. Diante da alta demanda, a previsão da SMS é que na tarde desta segunda-feira (23) não tenha mais doses disponíveis, tanto nas salas de vacina, quanto nos dois pontos de drive-thru disponibilizados.

A previsão é que quinta-feira (26) as unidades sejam reabastecidas. A SMS não foi informada pela Secretaria de Estado de Saúde de quantas doses serão enviadas, mas a Secretaria de Estado de Saúde entregam as vacinas de forma fracionada e de acordo com o público alvo, considerando os grupos prioritários.

A SMS pede cautela à população e não aglomeração de pessoas e que aguardem a chegada de novas vacinas.

A campanha contra Influenza deste ano será dividida em três etapas, sendo a primeira fase voltada para idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda fase será a partir do dia 16 de abril, para professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, mediante apresentação de laudo médico comprovando a comorbidade.

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com mais de 55 anos farão parte da terceira fase da Campanha, a partir do dia 9 de maio até o dia 22 de maio, data de encerramento da Vacinação.

Fonte: Jorn. Ana Paula Neves