Zoonoses prepara agentes para Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos na zona rural

zoonoses

Campanha começa na próxima segunda-feira, dia 16. Agentes de Zoonoses passam por capacitação nesta quarta (11)

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, capacita agentes de zoonoses nesta quarta-feira (11) em preparação para a etapa rural da campanha de vacinação contra raiva animal para cães e gatos. 

A partir do dia 16 de julho, seis equipes do Departamento irão percorrer toda área rural do município para imunizar os animais contra a doença. Na zona urbana, a vacinação está prevista para iniciar no dia 30 de julho.

Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que o treinamento irá abordar sobre a raiva animal e procedimentos durante a campanha, como forma de trabalhar, cuidados com as caixas de vacinas, como pegar e vacinar os animais, entre outros.

"As equipes vão trabalhar das 07h às 14h, de segunda a sexta-feira e a nossa expectativa é que cerca de 9.500 animais na zona rural sejam vacinados no período da campanha, que tem duração de 30 dias, com a possibilidade de ser estendida", esclarece Lara. 

A chefe do Departamento ressalta que a vacinação é importante para garantir a saúde humana, uma vez que cães e gatos são alguns dos principais vetores da raiva e pede a colaboração da população, deixando as porteiras abertas, para que as equipes possam acessar as casas. Devem receber uma dose da vacina os gatos e cães com mais de três meses de vida. Já aqueles animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem receber a dose da vacina.

Secom/PMU