Concha Acústica receberá o terceiro ensaio para o Mil Violas

Mil Violas

O terceiro ensaio do Mil Violas em Uberaba será na próxima segunda-feira (16), às 19h30, na Concha Acústica. Wesley Torquato e Maestro Nicodemos estarão a frente deste encontro de violeiros.

Segundo o violeiro Tarcísio Manuvéi, um dos organizadores do evento, as inscrições para os violeiros que quiserem participar podem ser feitas até o dia 15 de outubro pelo site oficial do Mil Violas.

"Quem quiser treinar em casa também pode acessar as cifras das sete músicas que estarão no repertório do encontro. Nesses próximos ensaios queremos reunir ainda mais pessoas com a viola caipira", declara Manuvéi.

O primeiro ensaio aconteceu dia 21 de setembro e reuniu cerca de 60 violeiros. Já o segundo, que aconteceu dia 05 de outubro, contou com aproximadamente 80 violeiros.

O evento de encerramento será dia 28 de outubro, das 16h às 22h, Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia-MG. Informações e inscrições através do site www.milviolas.com.br

Mil Violas - O Mil Violas é um evento cultural que, na busca de reunir um coletivo de pessoas com diferentes trajetórias e vindas de todos os lugares do Brasil com uma paixão pela viola caipira em comum, promove o ajuntamento de mil violas caipiras. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através da sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e Diretoria de Cultura (DICULT), em parceria com a Viola de Nóis Produções, a promoção da TV Integração e Rádio Cultura FM e apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia realizarão a segunda edição do Mil Violas no dia 28 de outubro de 2017, das 16 às 22 horas, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves – Ginásio Sabiazinho na cidade de Uberlândia-MG.

As atividades propostas pelo Mil Violas são gratuitas, apoiam e incentivam a produção e fruição cultural sob a égide da viola, servindo de plataforma para o desenvolvimento artístico, econômico e projeção de seus participantes.

Outra proposta do Mil Violas é debater a inclusão e sistematização da viola caipira nos ambientes formais de ensino. Dia 21 de outubro de 2017, acontecerá a Roda de Conversa – A Viola Brasileira e o ensino: desafios, tendências e políticas educacionais – com a mediação de Alexandre Molina (Professor do Curso de Dança da UFU onde também é Diretor de Cultura, órgão vinculado à PROEX) e as participações de André Campos Machado (Professor do Curso de Música – disciplina de viola – da UFU); Robson Carvalho (músico formado pela UFU e professor de viola do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli); Luiz Mazza (violeiro e professor de viola do Sesc Uberlândia), Wesley Torquato (violeiro, mestre de Folia de Reis e Catira, responsável por grupos de catira e pelo ensino de viola por meio da oralidade) e Kayami Satomi (violoncelista, mestre pela Escola Superior de Música de Münster, da Alemanha. Kayami Satomi é professor do Curso de Música da UFU e diretor artístico do UDI Cello Ensemble – grupo que desenvolve trabalhos em parceria com a viola caipira).

Fonte: Comunicação PMU/FCU