Shopping Praça Uberaba recebe a exposição 'Lá Onde Eu Moro' entre 18 e 24/11

Praça Uberaba

Mostra, que conta com o patrocínio da Duratex, explora conceitos de território, cultura e identidade em cidade cenográfica interativa, que também destaca ações socioculturais realizadas por grupos de alunos da rede municipal no decorrer de 2019. Shopping Praça Uberaba recebe o evento entre 18 e 24/11  

 Após sete meses de atividades propostas pelo programa 'Heróis em Ação', é chegada a hora de celebrar seus valores e resultados. Para isso, nada melhor que evidenciar os projetos socioculturais criados por alunos de cinco escolas da rede municipal de Uberaba, participantes também dos projetos especiais de Empreendedorismo, Grêmio Escolar e Educação Ambiental da Secretaria de Educação que, no decorrer do ano, ganharam vida com suporte de iniciativa do Ministério da Cidadania com patrocínio da Duratex, realização da Evoluir e apoio da da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba.

Entre os dias 18 e 24/11, de segunda a sábado das 10h às 18h e domingo das 14h às 20h, a exposição 'Lá Onde Eu Moro' tomará o Shopping Praça Uberaba e, por meio de suas estruturas e materiais que remontam uma cidade cenográfica e provocam o público a interagir, abordará de forma divertida conceitos de cultura, identidade e território.

Ocupando 100m² da área externa do shopping, 'Lá Onde Eu Moro' é composta de cinco núcleos de painéis e uma série de aparatos interativos feitos a partir de diferentes técnicas artísticas. A ilustração contida nestas estruturas é inspirada no livro homônimo, que conta a aventura da menina Babi, que viajou em seu território por meio do trem do tempo e descobriu histórias incríveis do bairro onde viveu. A obra foi  trabalhada com todos os grupos do Programa e durante a exposição será distribuída de forma gratuita aos visitantes.

O programa 'Heróis em Ação', que dá origem à exposição, está sendo realizado em três Municípios (Uberaba MG, Jacareí SP e Taquari RS) e foi o berço de projetos socioculturais com diferentes abordagens e objetivos. Os pontos em comum entre todos é o envolvimento das comunidades escolares em ações cujo objetivo incentiva a valorização, a difusão e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, sob supervisão de educadores da Evoluir.

Entre os projetos realizados no município mineiro, e que terá espaço na exposição 'Lá Onde Eu Moro', está a iniciativa de criação de um centro cultural na Escola Municipal Maria Carolina Mendes, por alunos do 5º ao 9º ano. A intenção dos jovens participantes é instaurar, na instituição de ensino, um ponto de encontro para todas as idades. Para chegarem aos seus objetivos os alunos buscaram conhecimentos para a construção de um local colorido e harmonioso, acompanhado de jardim, pomar e espaço de convivência, e que possa ser usado corriqueiramente para ações culturais e educacionais. No final do ano será realizado sarau de inauguração do espaço.

Outra ação resultante do programa e que receberá ilustração na exposição é a iniciativa 'Bibliobike', realizada por alunos da EM Joubert de Carvalho. A ação foi pensada para aumentar o acesso de moradores da região da escola, localizada na periferia da cidade, aos livros. Desta forma, os alunos criaram um projeto baseado num dos instrumentos de transporte mais utilizados na área e, paralelamente, produziram ações para coleta de livros a partir de doações. Além disso, para que os participantes possam oferecer atendimento de qualidade aos 'clientes' do Bibliobike, os mesmos participaram de uma série de rodas de leitura e contação de histórias.     

Também chama a atenção projeto de alunos da EM Arthur de Mello Teixeira, que se propuseram a criar Rádio Comunitária para os habitantes da região. O processo de estudos para esta realização incluiu visita a estação de rádio, uma série de pesquisas sobre veículos de comunicação e sessões de preparação do espaço que será ocupado pela rádio escolar.

Já na escola Boa Vista a reciclagem foi o tema escolhido. Os alunos se comprometeram em obter conhecimentos para a construção de utensílios feitos de materiais destinados a descarte, de forma a incentivar a criação de oficinas culturais para a comunidade local. Também faz parte da ideia realizar a comercialização destes objetos, com fundos destinados à futuras ações promovidas pela escola.

Por fim, alunos da Madre Maria Georgina decidiram dar espaço para a linguagem do Funk, em processo de desconstrução do estilo, muitas vezes preterido por parte da sociedade. A intenção do projeto é realizar ações culturais baseadas no estilo sonoro para integração e quebra dos preconceitos quanto à manifestação cultural. Para isso estão sendo realizadas oficinas de dança, debates sobre a história e herança do estilo, entre outras atividades. 

SOBRE A EXPOSIÇÃO 'LÁ ONDE EU MORO'

Onde: Área externa do Shopping Praça Uberaba / Endereço:  Av. Leopoldino de Oliveira, 5100 - Vila Olímpica, Uberaba - MG

Quando: De 18 a 24 de novembro de 2019

Horário: De 2a a Sábado (Incluindo o feriado do dia 20/11) das 10h às 18h; Domingo das 14h às 20h

Escolas Participantes: EM Boa Vista; EM Joubert de Carvalho; EM Arthur de Mello Teixeira; EM Madre Maria Georgina e EM Maria Carolina Mendes