Uberabense lança canal no YouTube para falar sobre educação política

youtube

Abordar a política de forma simples e didática. Esta é a ideia principal do canal 'Rochelle Explica', criado pela advogada e historiadora uberabense, Rochelle Gutierrez Bazaga, de 31 anos. O primeiro vídeo, intitulado 'Mas afinal, o que é política?', acaba de ser lançado. "Eu já trabalhava com educação política e percebia várias confusões, contradições, desconhecimentos das pessoas sobre alguns conceitos relativos à política. Decidi, então, criar o canal para falar de uma forma mais simplificada sobre o assunto", diz.

Formada em Direito pela Universidade de Uberaba (Uniube), em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Rochelle coordenou, durante seis anos, um projeto sobre educação política voltado para jovens do Ensino Médio na Câmara Municipal de Uberaba. Também foi superintendente de Políticas de Juventude na prefeitura da cidade e é embaixadora do Politize, ONG que trabalha com educação política. Desde fevereiro, é chefe de gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília.

No YouTube, Rochelle reúne a experiência adquirida ao longo desses anos para entregar aos internautas conteúdo de qualidade. "Pensei em levar isso para a internet, porque o alcance é maior. O objetivo é desmistificar e descomplicar conceitos da política, termos, mas, também, combater fake news", conta. O projeto tem o envolvimento de sete pessoas, entre amigos e familiares. Todos participam de maneira voluntária e os custos com a gravação e edição saem do próprio bolso.

"É algo bem caseiro ainda, de amigos. O interessante também é que é um projeto colaborativo, ou seja, aberto. Então, as pessoas, nas redes sociais ou no próprio canal, podem dizer que assuntos elas querem que sejam gravados. Esse projeto só tem sentido com a participação das pessoas, de forma bem coletiva mesmo. Eu acho que a gente só constrói diálogo e mudança quando isso acontece de uma forma colaborativa", afirma a nova youtuber.

Com duração média de três minutos, os vídeos são produzidos e gravados em Uberaba. A ideia é disponibilizá-los quinzenalmente. O canal já tem quase 200 inscritos e cerca de 700 visualizações. Para acompanhar o conteúdo, basta acessar: youtube.com e pesquisar por 'Rochelle Explica'.