Maurício Ricardo abrirá 7º Congresso da Juventude

7º Congresso da Juventude

Evento voltado para jovens de 14 a 24 anos será aberto pelo jornalista, cartunista e chargista Maurício Ricardo

A partir das 7h de amanhã (23), a Arena Sabiazinho será palco do 7º Congresso da Juventude – Ser jovem no mundo do agora, ao vivo. Voltado para garotos e garotas de 14 a 24 anos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares, o congresso tem o objetivo de mobilizar e integrar os jovens com assuntos relacionados ao seu cotidiano. Tudo para que eles se tornem mais conscientes e fortalecidos na hora de enfrentar os desafios diários.

O evento é realizado pela Prefeitura de Uberlândia e será aberto oficialmente às 8h30 pelo jornalista, cartunista e chargista, Maurício Ricardo. O profissional, que ainda é músico e criador de um dos maiores sites de humor do país, já havia compartilhado experiências com os participantes da edição de 2011 do congresso.

Serão propostos cinco temas para esta edição: ‘Mercado de trabalho e empreendedorismo’, ‘Inteligência emocional’, ‘Autoconhecimento: a escolha dos caminhos’, ‘Construção de valores e condutas’ e ‘Influência das redes sociais na vida dos jovens’. Além de Maurício Ricardo, diversos palestrantes participarão do evento, como é o caso de Filipe Silva Castro (mestre em psicologia na área de Processos Cognitivos) e Fabrício Alves Ferreira (diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Martins).

Projeto reativado

Após quatro anos inativo, o congresso foi retomado para mobilizar e integrar os jovens de Uberlândia com discussões de assuntospresentes em seu dia-a-dia. A iniciativa foi instituída durante a primeira gestão do prefeito Odelmo Leão para a construção de uma juventude mais justa, humana e fortalecida.

Como funciona

A  exemplo de edições anteriores, os jovens formarão grandes grupos e debaterão os assuntos relativos aos temas. Após as discussões, os estudantes elaborarão propostas de ações públicas para serem analisadas pelo prefeito Odelmo Leão e implementadas no município.

Políticas públicas

Para Iracema Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, o evento é uma oportunidade dos jovens conduzirem o próprio futuro. “Estamos possibilitando que os jovens se atualizem, debatam e sugiram políticas públicas que melhorem suas vidas e que eles sejam os protagonistas de suas próprias histórias”, contou.

* Secom PMU