Minascon atrai grande público com mais de 80 estandes

Minascon

Com mais de 80 estandes, palestras e concursos, a 14ª edição do Minascon começou nesta segunda-feira (11) no Center Convention, em Uberlândia e terá como tema 'Construir mais com menos'. Esta é a primeira vez que o maior evento unificado da construção civil de Minas Gerais é realizado fora da capital. O encontro, que vai até o dia 13 de setembro, reúne de fabricantes a prestadores de serviços e traz as últimas tendências do mercado de engenharia, arquitetura, indústria e construção.

“É um privilégio ser a primeira cidade a receber esse grandioso evento fora da capital. Uberlândia é um município preparado para sediar eventos nacionais e internacionais. Somos o segundo maior mercado consumidor de Minas Gerais e uma cidade que tem enorme potencial para gerar negócios”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Segundo o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Éverton Magalhães, o evento beneficia os profissionais da cadeia  e dá fôlego ao setor de serviços com o impacto positivo. “O Minascon movimentará a economia local de transporte, alimentação, comércio e hospedagem. Foram mais de 400 empregos diretos nesse trabalho de organização, por exemplo", mencionou.

Expansão

Uberlândia está com o setor de construção civil em alta e tem perspectivas de rápido crescimento. Recentemente uma pesquisa apontou que mais de 12 mil imóveis devem ser construídos no município até 2022. “A cidade é pujante e tem potencial de crescimento. O Minascon é uma vitrine, proporciona a troca de experiências e instiga negócios, criando um propósito de desenvolvimento e visibilidade para a cidade”, afirmou o presidente da Fiemg em Minas Gerais, Olavo Machado Junior.

E é em virtude dessa confiança no município que durante a solenidade a Fiemg assinou um protocolo de intenções para construir a sede própria da regional em Uberlândia. O projeto apresentado conta com uma área de quase cinco mil metros quadrados à margem da avenida Nicomedes Alves dos Santos, no bairro Morada da Colina.

Parceria com a prefeitura

Apoiadora do evento, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação tem ofertado - em parceria com o Minascon, Sinduscon e Fiemg - 120 vagas na escola móvel para os cursos de Pedreiro de Alvenaria Assistente, Eletricista Predial  Assistente e Montador de Drywall.

"Participar de eventos como esse só nos engradece, porque temos a certeza que esses jovens e adultos estão capacitados e preparados para fazerem o seu melhor dentro de cada área”, expôs Iracema Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social , Trabalho e Habitação.

Para Maria de Lourdes Costa, 31 anos, fazer o curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente foi uma oportunidade única de adquirir experiência na área. “Estou construindo a minha casa e vou poder colocar em prática o que aprendi aqui. Estou muito satisfeita”, concluiu.

Já Alex Aparecido de Andrade, 36 anos, está desempregado e busca no curso de  Eletricista Predial Assistente a chance de inserção no mercado de trabalho. “Minhas expectativas são positivas e acredito que conseguirei  emprego rápido”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia