Uberlândia sedia o Minascon até quarta-feira

Minascon

O Minascon 2017, maior evento do setor da construção civil em Minas Gerais começa nesta segunda-feira (11) e segue até quarta-feira (13), no Center Convention, em Uberlândia. A solenidade de abertura tem início às 19h, apenas para convidados e contará com a palestra magna do economista Cláudio Frischtak, às 20h30. Na ocasião, Cláudio abordará a perspectiva econômica e dos investimentos em infraestruturas no segmento habitacional e de saneamento no Brasil.

Terça (12) e quarta (13), a programação se intensifica, unindo conhecimento técnico e atividades acadêmicas com noções de mercado. Durante os dias do evento, os participantes poderão contar com palestras técnica e teórica com conteúdos relevantes para o desenvolvimento do setor. Além de dois Talk Show, a programação contempla 6 congressos técnicos, 9 painéis, um workshop, um seminário e dois ciclos de palestras que integram quase 50 temáticas diferentes. O evento também contará com a presença de empresas que terão espaço para divulgar seus atrativos e a possibilidade de fazer novos contatos e prospecções de negócios.

No segundo dia evento (12/09), os portões serão abertos ao público em geral. Na ocasião, diversos assuntos do segmento serão debatidos com profissionais renomados do setor. "Os desafios da construção industrializada" será o tema central para o congresso técnico realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). Além deste congresso, o Sinduscon-MG, em parceria com o Sinduscon do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, debaterão sobre a NBR 15575, que trata das normas de desempenho de edificações. O segundo tema abordado pelos sindicatos será sobre o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do habitat e SiAC 2017.

A programação de terça-feira também conta com uma vasta lista de palestras que acontecerão durante todo o dia. Muitas delas, palestras rápidas e objetivas, com profissionais com vasta experientes sobre os assuntos debatidos. Além disso, a partir das 18h acontecerá um workshop sobre paredes de concretos.

Ainda no segundo dia de evento, um talk show sobre a reforma trabalhista reunirá advogados renomados para debater o assunto, além do presidente da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes. O Talk show será mediado pelo presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia, Egmar Souza Ferras.

Fechando o segundo dia de evento, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) realizará o congresso com o tema "Arbitragem e mediação". Diversos profissionais gabaritados sobre o assunto irão debater as cláusulas arbitrais, a atuação das câmaras de resolução de disputas e métodos extrajudiciais de solução de conflitos. Os congressos terão inicio às 14h e acontecerão simultaneamente nos auditórios 1, 2 e 3.

Sobre o Minascon

O Minascon é um evento unificado da indústria da construção civil e ponto de encontro entre todos os envolvidos na cadeia produtiva do segmento. O evento  foi realizado por 13 anos em Belo Horizonte, e Uberlândia é a primeira cidade a ter o privilégio de receber o Minascon fora da capital. O evento traz as últimas tendências do mercado da engenharia, arquitetura, indústria e construção, por isso reúne de fabricantes a prestadores de serviços e produtos.
 
O Minascon também é uma oportunidade para ampliar a capacitação profissional sobre temas que têm relevância para o segmento, com eventos ministrados por profissionais que são referência em seus segmentos de atuação na construção civil. Tradicionalmente promove concursos voltados para os futuros profissionais do segmento.
 
O Minascon é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon/MG), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com o apoio da Câmara Setorial da Indústria da Construção Civil da Fiemg, Fiemg Regional Vale do Paranaíba e outros parceiros.