Una Uberlândia inaugura espaço aberto de inovação

UNA

O Anima Lab Una Uberlândia é um espaço aberto propício ao desenvolvimento de projetos e protótipos por meio de equipamentos de ponta, como impressoras 3D e outros

A partir de agora Uberlândia passa a contar com um novo espaço de inovação com tecnologia de ponta e estrutura que vai propiciar o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo, além de incentivar a pré-aceleração de startups na cidade e na região. A iniciativa é da Faculdade Uma, que inaugurou o Anima Lab Una Uberlândia, durante o Una InovaWeek, evento gratuito e aberto à comunidade que teve início na terça-feira e segue até esta quinta-feira (22) com uma programação repleta de atividades para integrar o ecossistema de inovação e incentivar atitudes empreendedoras.

O Anima Lab Una Uberlândia é um espaço com designer moderno e atraente propício para estudantes e comunidade criarem seus projetos e desenvolverem protótipos próprios por meio de equipamentos de ponta, como impressoras 3D e outros. Inspirado no Movimento Maker – ou cultura ‘mão na massa’ – este novo ambiente é um centro de inovação voltado à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo, oferecendo espaços de convívio, coworking, e os laboratórios maker. (Detalhes de como ficou este novo espaço podem ser vistos no link Una InovaWeek).

Para a vice-reitora da Una, Débora Guerra, o Anima Lab é mais uma iniciativa que vem ao encontro do objetivo da Anima e da Una, que é promover o desenvolvimento de um ensino de qualidade com inovação. “Nós queremos fazer um ensino diferente em Uberlândia e Catalão e temos a certeza que a inovação e o empreendedorismo são peças fundamentais para trazer esse diferencial, oferecendo maior qualidade do ensino e reforçando a empregabilidade. O Anima Lab é uma dessas ferramentas e queremos contar com a participação das pessoas para desenvolver projetos e ideias que possam ser implementadas em benefício da comunidade. Estamos muito felizes e acreditamos neste projeto, pois queremos que nossos alunos ao saírem da universidade não sejam vistos apenas como mais um profissional, mas o profissional e o empreendedor que faça a diferença”, destacou a vice-reitora.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia, Dilson Dalpiaz (foto abaixo), destacou a importância da inauguração deste novo espaço para o município. “O grupo Anima e a Una estão de parabéns por esta iniciativa e por este evento que é inspirador. A inauguração deste espaço que integra coworking e makers, e normalmente são vistas apenas em filmes e na TV, oferece uma oportunidade real, próxima e aberta à comunidade. Tenho certeza de que o cidadão uberlandense assim como os alunos da Una serão beneficiados com este local que propicia uma mudança de comportamento não apenas em termos acadêmicos, mas também para uma integração que torna a inovação acessível às pessoas”, afirmou o secretário.

foto
Dilson Dalpiaz: “A inauguração deste espaço, que integra coworking e makers, oferece oferece uma oportunidade real, próxima e aberta à comunidade” – (foto: Arquivo)

Una InovaWeek chega ao último dia

A inauguração Anima Lab Una Uberlândia ocorreu na última terça-feira (20) durante abertura do Una InovaWeek, que contou com a presença de alunos, docentes, empresários, autoridades e a comunidade. A noite foi cheia de momentos de troca de experiências e conhecimento com uma palestra sobre o futuro da tecnologia, ministrada pelo diretor de inovação e internacionalização da Anima, Rafael Ávila. Na manhã de ontem, o diretor realizou uma nova palestra, desta vez sobre metodologias ativas no ensino, com a presença de diretores e supervisores de escolas de Uberlândia e Catalão.

Na noite desta quarta-feira (21), houve uma apresentação detalhada da parceria entre a Faculdade Una e o Sebrae, por meio do Programa Go Minas, que vai financiar projetos desenvolvidos por alunos da instituição e comunidade. Ao todo serão investidos R$ 112.500 e as melhores ideias receberão premiações como a participação em uma Missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e em cursos internacionais. O encontro também foi repleto de palestras com a participação do consultor de inovação do Sebrae Minas, Fabiano Alves, do vice presidente de estratégia e inovação do Grupo Algar, Clau Sganzerla, do sócio da StartSe, Felipe Leal e do fundador da Kanttum, Pablo Sales.

Nesta quinta-feira (22), último dia de evento, acontece um encontro de startups e apresentação de cases e oficinas a partir das 18h. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do evento, por meio do link una.br/inovaweek.

Serviço:

Una InovaWeek

Programação desta quinta-feira (22), das 18hàs 21h30

•    Talk 1 - Como encontrar a ideia e tirá-la do papel. Startups Espresso APP – de Uberlândia, Ullo – de Patos de Minas e Gamefic.
•    Talk 2 - O que é MVP e como conquistar seus primeiros clientes? Startups ZUP – de Uberlândia, e Vulpi – de Belo Horizonte.
•    Talk 3 - A importância do Ecossistema para uma Startup. Participação da Liga Empreendedora, Startup Malalai – de Belo Horizonte e Minas Startup.
•    Talk 4 - Startup Max Milhas. Apresentação de case com o criador desta premiada startup, Max Oliveira.

Fonte: Da Redação/GA