Coach em saúde ensina pessoas a mudarem hábitos

A coach em Saúde Hérica Santos falou sobre sua profissão em evento do Conselho Regional de Enfermagem, na UFU

O Coaching é uma metodologia versátil, que pode ser adaptada a uma variedade de nichos de mercado. É que a metodologia compreende técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas para o desenvolvimento humano, tanto no campo profissional, quanto pessoal. Em inglês, quando usada como verbo, a palavra coach significa treinar ou ensinar. O coach é o profissional que exerce o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Talvez já tenha ouvido falar de Coach de Gestores, Coach Financeiro, Coach de Carreira, Coach de Planejamento, Coach para Emagrecimento, Coach de Liderança, Coach de Superação, Coach de Aposentadoria. Mas, e Coach de Saúde?

De acordo com a diretora da Ipersonae, a analista comportamental e coach, Hérica Santos, o Coach de Saúde usa técnicas de autoconhecimento e motivação para trazer bem-estar. "Este especialista é como se fosse um treinador, ensina as pessoas a mudar de hábitos e o ajuda a compreender de forma mais objetiva sua condição de saúde", afirma.

No âmbito corporativo, são utilizadas ferramentas, para que as pessoas desenvolvam seus potenciais e se tornem mais eficazes. "No caso do Coach de Saúde, o objetivo é ajudar o paciente a tomar decisões mais assertivas. O resultado? Quantas vezes ouvimos relatos de pessoas com diabetes, que comem doce escondido? E aquelas que não conseguem emagrecer porque não conseguiam mudar hábitos importantes para o alcance desse objetivo? O paciente faz melhores escolhas, aprende a lidar com a doença, que às vezes pode ser crônica, como o diabetes. Passa a ter consciência de que precisa mudar", enfatiza.

Hérica salienta que o Coach de Saúde não substitui o especialista da saúde. "É uma soma de esforços, entre médico e Coach de Saúde, quando cada um utiliza seus recursos, técnicas e conhecimentos para a mudança de estilo de vida e para que o indivíduo aprenda a suportar as barreiras e as exigências que surgirão enquanto estiver doente e redimensione o problema que enfrenta".

Para tratar desse assunto, a coach Hérica Santos foi uma das palestrantes nas 'Plenárias Abertas' do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), evento realizado nesta semana, no auditório C do Campus Umuarama, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A iniciativa abrangeu uma série de palestras sobre políticas públicas, em especial os projetos de Lei para a enfermagem, qualidade e segurança para o profissional no ambiente de trabalho, entre outros assuntos.