Governo prorroga campanha de vacinação contra gripe

Vacinação

Vacinação em Uberlândia atingiu 70% do público alvo; meta do Ministério da Saúde é chegar aos 90%

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho por conta da baixa procura pela vacina, o que impediu o cumprimento da meta do governo que é a de imunizar 90% dos grupos prioritários em todo o País. A campanha terminaria nesta sexta (26) e, até o momento, em Uberlândia, cerca de 70% da população alvo da campanha foi imunizada, faltando ainda 20% para alcançar a meta proposta pelo ministério, segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde.

No total, 87.574 mil pessoas foram imunizadas no Município, sendo que a menor média é verificada no grupo das crianças, com 47% do público-alvo a ser imunizado, o que equivale 18 mil doses. Os idosos têm os melhores números, com 83,50% da meta vacinal atingida e 52,8 mil vacinas aplicadas (veja números completos abaixo). “São pessoas muito mais vulneráveis à Influenza e que precisam se imunizar. Esse é um método seguro e recomendado para diminuir os problemas que podem surgir por conta de uma gripe. Então orientamos as famílias e pedimos que procurem as unidades para garantir a imunização, sem deixar para última hora”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira. No ano passado, foram notificados 61 casos de Influenza em Uberlândia, com 19 mortes.

Segundo determinação do Ministério da Saúde, continuam sendo imunizadas pessoas idosas (a partir de 60 anos), gestantes, mulheres em situação de pós-parto (até 45 dias), crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, pessoas com comorbidades (como diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros), professores da rede de ensino e profissionais da saúde. A dose é trivalente e protege contra três tipos de Influenza: 'A' (H1N1), 'A' (H3N2) e 'B'.

Onde vacinar

Em Uberlândia, a imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), sempre das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), exceto as dos bairros São Jorge e Morumbi, o horário de vacinação é das 8h às 20h.

Campanha de Vacinação contra a Gripe

Números de Uberlândia

  • Crianças - 18.033 doses (47,12% da meta)
  • Gestantes - 3.791 doses (53,35% da meta)
  • Mulheres em pós-parto - 692 doses (59,25% da meta)
  • Idosos - 52.819 doses (83,50% da meta)