Elicer já tem data definida para acontecer em Uberlândia

Elicer

Estado confirma o repasse de 11,5 mil vales-livros para a segunda edição do Encontro Literário do Cerrado; evento será entre o fim de junho e início de julho

A organização da segunda edição do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) confirmou a data de realização do evento para entre os dias 27 de junho e 1º de julho, além de novas parcerias que vão proporcionar o envolvimento de profissionais da educação de todo o Estado. A Secretaria de Estado de Educação também confirmou o repasse de 11.520 vales-livros que serão disponibilizados para alunos (10.240) e professores (1.280) da rede estadual que irão participar do evento. Assim, o aporte do Estado chegará a cerca de R$ 407 mil, valor que inclui ainda transporte e lanche para os alunos.

Inicialmente previsto para acontecer ainda em maio, o evento foi transferido para o fim de junho e início de julho, no Centro de Convenções da Unialgar, em Uberlândia. “Essa mudança da data nos permitiu identificar os melhores caminhos para a realização do Elicer e também deu tempo para que a Secretaria de Estado de Educação operacionalizasse os vales-livros junto às caixas escolares ligadas à Superintendência Regional em Uberlândia”, disse o gestor do Elicer, Humberto Paes Leme.

Em sua segunda edição, o Elicer já é considerado um dos 10 maiores eventos literários do país e tem como meta chegar a 50 mil participantes durante os cinco dias de atividades – na edição passada foram mais de 38 mil presentes. Uma das novidades nesta edição será a realização, dentro do evento, do 1º Encontro de Secretários Municipais de Educação de Minas Gerais em Uberlândia, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) também será parceira na realização de uma caminhada literária, que faz parte da programação e irá acontecer no trecho entre a Granja Marileusa e o Aeroporto. O Instituto Algar está fazendo uma campanha interna entre o quadro de associados do Grupo Algar para identificar quem já publicou alguma obra e quem ainda deseja publicar um livro. A intenção é valorizar os talentos humanos e contribuir com informações sobre todo o processo de produção literária. “O projeto está tomando a grandeza que Uberlândia e o Triângulo Mineiro merecem, proporcionando acesso à leitura e contribuindo para transformar a visão de mundo das pessoas”, aponta Humberto.

A Comissão Cultural do evento já iniciou suas reuniões para traçar novas ações que incluem, inclusive, contatar escritores do Triângulo Mineiro para a realização de um Sarau Literário.

Entre os autores de circulação nacional que estão em negociação com as editoras para desembarcar em Uberlândia no Elicer 2017 estão Ziraldo, José Santos, Tiago de Melo Andrade, Eloi Zanetti, entre outros.

Este ano, o evento tem como foco a literatura e inovação e, além de feira de livros, haverá atividades culturais, educacionais, empreendedorismo e geração de negócios.

O Elicer é realizado pela Pool Comunicação e tem como apoiadores o Governo do Estado, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Sesc Minas, Instituto Algar, TV Integração e Editora Melhoramentos.

Fonte: Walace Torres/Especialmente para o TopUai